InícioEditorialIII Caravana Cultural percorrerá onze municípios da região Sul da Bahia

III Caravana Cultural percorrerá onze municípios da região Sul da Bahia

Projeto da Secretaria de Cultura do Estado visa contribuir para a construção de políticas culturais para os territórios a partir do reconhecimento das potencialidades da região


Pela terceira vez, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) viaja em comitiva pelo interior do Estado. Entre os dias 18 e 24 de março, a Caravana Cultural – Sul Baiano, formada pelo secretário de Cultura, Albino Rubim, e por uma equipe com cerca de 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas da Secretaria (Funceb, FPC, IPAC, CCPI e DIMUS), irá percorrer a região Sul do estado, passando por onze cidades de dois Territórios de Identidade – Extremo Sul e Costa do Descobrimento. As atividades da Caravana começam dia 18, em Teixeira de Freitas, e seguem pelos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro.

“As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios”, afirma Rubim. A ação pretende ainda detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado.

A passagem nas cidades contemplam essencialmente três momentos: apresentações artísticas da comunidade cultural local, visitas a projetos, programas e espaços culturais e um momento de conversa com o Secretário, momento especial em que agentes culturais, artistas e profissionais da área cultural terão oportunidade de apresentar suas demandas, tirar dúvidas e conhecer de perto as propostas e mecanismos de trabalho em escala estadual. A realização da III Caravana Cultural conta com a colaboração de outros órgãos do Governo do Estado, como da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA).

Em outubro de 2012, a Secult/BA realizou a II Caravana Cultural, visitando municípios do Oeste Baiano. Em janeiro do mesmo ano, ancorada no trabalho de visita aos sítios arqueológicos registrados como Patrimônio da Bahia, a I Caravana Cultural teve início, como destino a Chapada Diamantina, organizada pelo Ipac em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

SUL BAIANO


Segunda região de maior atração de investimentos do estado, o Sul da Bahia, integra áreas fortemente marcadas pelo potencial turístico, em função das suas belezas naturais – praias, rios, cachoeiras, manguezais, ilhas, falésias. Dentre as manifestações artístico-culturais próprias da região, chama atenção os folguedos, festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral, com destaque para a Corrida do Mastro, em homenagem a São Brás, São Benedito ou a São Sebastião; os Folguedos Juninos; Folia de Reis; Combate entre Mouros e Cristãos; Marujadas; Bumba-meu-boi,entre outros.

SERVIÇO


O que: III Caravana Cultural Sul Baiano – comitiva da SecultBA

Onde: Territórios de Identidade Extremo Sul e Costa do Descobrimento (Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro).

Quando: de 18 a 24 de março de 2013 

 

Por | ASCOM – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Varginha Esporte clube, projeto inovador e de sucesso

O Varginha Esporte Clube iniciou a temporada 2024 com grandes novidades, sendo os novos...

Bolsonaro e Valdemar se revezam em evento para cumprir ordem de Moraes

Em evento do PL, presidente da sigla foi o 1º a discursar, mas saiu...

Gleisi diz que veto de Lula sobre 64 desmobilizou atos da esquerda

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann 27...

Recurso sobre foro privilegiado no STF pode recalibrar regra de 2018

Ministros do Supremo Tribunal Federal vão analisar mais um pedido de revisão da regra...

Mais para você