InícioINTERMUNICIPAL 2018 terá domingo um novo tricampeão

INTERMUNICIPAL 2018 terá domingo um novo tricampeão

A vantagem do empate no tempo normal para ficar com o título é de Itapetinga, mas Itamaraju conta com a força de sua torcida para tentar vencer por dois gols de diferença e conquistar a taça do Campeonato Intermunicipal 2018. Este é o enredo da final do próximo domingo (16), às 14h45, no Estádio Juarez Barbosa, o Barbosão. Se a seleção dona da casa ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos tiros livres da marca do pênalti e aí: haja coração!

O troféu “Valdemiro Lima da Silva” (Merica), ex-jogador que atuou como volante no Atlético de Alagoinhas, Bahia, Flamengo e outros clubes do futebol brasileiro, será entregue à seleção campeã do Intermunicipal, além de 40 medalhas de ouro para os seus integrantes. Já a selelão vice-campeão receberá o troféu em homenagem ao ex-atleta José Alberto Vasconcelos da Silva (Dendê), que destacou-se como meio-campista no Atlético de Alagoinhas, Bahia, Vitória e Flamengo, e mais 40 medalhas de prata para os seus integrantes, ambos de cessão definitiva.

As duas seleções possuem dois títulos na competição e buscam o tricampeonato. No confronto direto pelo Intermunicipal foram sete jogos até agora: com três vitórias de Itapetinga, duas de Itamaraju e dois empates.

No jogo de ida, no último domingo (9), no Estádio Primaverão lotado, Itapetinga venceu por 1 a 0, gol de pênalti do meia Ley. Bicampeã em 1995 e 1996, a seleção da terra do boi gordo não vê a hora de a torcida organizada Os Fanáticos soltar o grito de “tome tri”, o slogan criado para este 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol.

EXPERIÊNCIA – A seleção de Itamaraju chega a sua terceira final de Campeonato Intermunicipal da história. Das duas primeiras vezes que chegou, em 2002 e em 2004, levantou a taça de campeão. Agora, para conquistar o tão sonhado tricampeonato, os itamarajuenses contam com a ajuda do técnico Beto Oliveira, atual campeão do certame com a seleção de Eunápolis.

Em 2002, na sua primeira decisão, Itamaraju derrotou Euclides da Cunha e sagrou-se campeã pela primeira vez. Dois anos depois, em 2004, já sob o comando do então técnico Beto Oliveira, voltou a vencer o Intermunicipal ao derrotar a equipe de Cachoeira.

Beto é o atual campeão do torneio com a seleção de Eunápolis, título conquistado de forma inédita.  O treinador também já conquistou o Intermunicipal pela seleção de Coaraci, em 2001, e Porto Seguro, em 2010. Podendo sagrar-se bicampeão consecutivo no próximo domingo, o técnico já almeja sua quinta conquista e fala sobre a fama de “Rei do Intermunicipal”.

“Se nós ganharmos o título no domingo, será o quinto título meu como treinador do Intermunicipal. Fui campeão em 2001 com o Coaraci, 2004 com Itamaraju, 2010 com Porto Seguro e 2017 por Eunapólis. Quero ganhar o quinto título meu e o terceiro de Itamaraju. O pessoal já fala que eu sou o rei do extremo sul, pelos três títulos conquistados e os quatro no Intermunicipal, mas isso não faz a minha cabeça, eu trabalho sempre em busca de títulos. Acho que é uma obrigação de um treinador quando chega para trabalhar numa seleção ou num time profissional. Espero conquistar novamente no domingo”, disse.

Beto espera contar com o apoio da torcida para ajudar a seleção itamarajuense a reverter o placar.  “Nós vamos ter o nosso torcedor a favor, assim como Itapetinga teve no primeiro jogo. Temos que ganhar o jogo, ganhar bem. Vai ser difícil? Vai. A seleção deles é muita boa também. Tem qualidade e fizeram um bom jogo na primeira partida.

Mas dentro de casa temos que fazer a nossa parte, como eles fizeram lá. Fazer um jogo bom para conseguir uma grande vitória. Não podemos tirar o pensamento positivo da cabeça”, ressaltou.

Juninho entra na lateral direita no lugar de Lucas, que foi expulso em Itapetinga. Outra mudança que poderia ocorrer no meio-campo seria a saída de Breno para a entrada de Vitamina, ausente da última partida por estar cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas Beto Oliveira vai manter Breno como titular.

A torcida organizada TOMA, apesar da derrota no primeiro jogo, está confiante de que, em casa, Itamaraju vai mostrar um futebol mais incisivo. Os torcedores já prepararam uma grande festa na cidade, antes, durante e após o jogo, contando com a conquista do terceiro troféu do Intermunicipal.

DESTAQUE – Aos 40 anos, quando a maioria dos jogadores de futebol profissional já está aposentado ou pendurando as chuteiras, o meia Ley vive a perspectiva de conquistar o quarto título do Intermunicipal. O habilidoso camisa 10 da Seleção de Itapetinga foi campeão por Coaraci, em 2001; Itajuípe, em 2013, e Eunápolis, em 2017.

Autor do gol que deu a vitória – e a vantagem do empate na decisão – para Itapetinga no primeiro jogo das finais contra Itamaraju, Ley é o jogador deste confronto que mais vezes foi à final da maior competição de futebol amador: seis (decidiu também por Coaraci, em 2012, Uruçuca, em 2013, e Itabela, em 2016).

“Temos uma vantagem (do empate) e a gente sabe que para fazer gol no nosso time não é fácil. Mas vamos manter os pés no chão e graças a Deus vai dar tudo certo, porque o time está guerreiro, está bem e com certeza no final de tudo vai dar certo”, afirmou Ley.

O técnico Marcos Correia busca seu primeiro título na competição. Em 2016, ele foi vice-campeão do Intermunicipal por Itabela, que perdeu na final para Itaberaba. “Fechei contrato com o pessoal de Itapetinga no final de janeiro e no final de fevereiro já estava com a minha equipe montada. Temos um grupo forte e focado no que deseja. Temos um adversário qualificado pela frente, jogando em seu estádio. A vantagem (do empate) não é grande, mas em termos de final é bastante considerável. A gente confia muito no nosso sistema defensivo e se não tomarmos gols sairemos de Itamaraju com o troféu de campeão”, disse.

TV FBF – Em seu primeiro ano com transmissões ao vivo, a TV FBF vai estar presente na grande final do 61º Campeonato Intermunicipal, em Itamaraju. A narração do jogo será de Flankel Lima, com os comentários de Ruy Mascarenhas e reportagens de Edinaldo Gois. As imagens serão se Lucimário Ribeiro, que terá o apoio dos produtores Haroldo Mattos e Felipe Alves.

“Nossa TV FBF deu ainda mais visibilidade para a competição. Parabenizo ao Antônio Tillemont e sua equipe pelo excelente trabalho realizado. Mais uma contribuição de nossa gestão para o futebol da Bahia, que certamente terá continuidade com o presidente eleito da FBF, Ricardo Lima. Aproveito também para dar os parabéns às ligas e às 63 seleções que participaram do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol”, afirmou o presidente Ednaldo Rodrigues, que a partir de 2019 assumira o cargo de vice-presidente da CBF.

A TVE Bahia, parceira da Federação Bahiana de Futebol,  também fará a transmissão ao vivo da grande final e de forma simultânea pelo Facebook oficial da emissora (/tvebahia), pelo canal do youtube (IntermunicipalNaTve) e pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

O jogo decisivo será apresentado por Valter Lima e comentado pelos diretores das divisões de base do Bahia e do Vitória, Pablo Fernandez e Carlos Anunciação, respectivamente.

Para interagir pelas redes sociais basta utilizar a hashtag #IntermunicipalNaTVE. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

FICHA TÉCNICA

Itamaraju x Itapetinga

Local: Estádio Municipal Juarez Barbosa, o Barbosão.

Horário:14h45.

Itamaraju: Geovane, Juninho, Jocélio Guilherme e Rodolfo; Jacaré, Don Don, Diego e Breno; Naian e Kaka. Técnico: Beto Oliveira.

Itapetinga: Eric, Tiago Leal, Gil e Virlei; Alex Jr., Elton, Miller, Ley e Felipinho; Henrique (Tiuí) e Netinho. Técnico: Marcos Correia.

Árbitro: Jailson Macêdo Freitas (CBF/Salvador).

Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (CBF/Salvador) e Wesley Silva Santos (CBF/Itabuna).

4º Árbitro: Edvalter Marinho dos Santos (CBF/Ubaitaba).

5º Árbitro: Edevan de Oliveira Pereira (CBF/Itambé).

6º Árbitro: Dorival Ilário de Jesus dos Santos (FBF/Itamaraju).

Por | FBF

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TCU investiga isenção fiscal que Fufuca deu para CBF

Confederação pediu para não pagar impostos sobre importação de uniformes de juízes e recebeu...

BBB 24: Giovanna fala sobre possibilidade de reatar com MC Bin Laden

Giovanna teve uma conversa séria com MC Bin Laden no BBB 24. Eles viveram...

Alok posta vídeo com “luzes misteriosas” em Brasília

Moradores do Distrito Federal se intrigaram com “luzes misteriosas” pela cidade na noite desta...

“Seria insano”, diz ministro sobre passagens a R$ 200

Silvio Costa Filho diz que houve confusão sobre entendimento do Voa Brasil e “novo”...

Mais para você