InícioEditorialItabela: Fiscalização em Montinho, flagra uso ilegal de madeira da Mata Atlântica

Itabela: Fiscalização em Montinho, flagra uso ilegal de madeira da Mata Atlântica

Visando averiguar e coibir o uso ilegal de madeiras nativas da Mata Atlântica no extremo sul da Bahia, uma equipe mista do ICMBio, IBAMA e Polícia Militar Ambiental (CIPPA-BA) realizaram ação fiscalizatória no povoado de Montinho, em Itabela-BA.

mata2 interno

Segundo o ICMBio, a produção e comercialização de artefatos de madeira com essências nativas da mata atlântica no local é amplamente conhecida. Lá se fabricam gamelas, farinheiras, tábuas de petisco e de cozinha, colheres, pilões, entre outros artefatos, de forma irregular. Há, no local, o uso do eucalipto, alternativa legal ao uso de essências nativas, mas ainda representa pequena parte da produção.

Essa ilegalidade também ocorre em outras localidades da região e a madeira irregular provém dos remanescentes florestais, principalmente do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e envolve inclusive a população indígena que reside nas Aldeias e fora delas. Fato confirmado pelos moradores de Montinho durante a fiscalização.

mata3interno

Na ação foram apreendidos, em dois locais, lixadeira, cavadores de colher, torno, motores de torno, serras, madeira in natura (toretes), mais de mil colheres, mais de quinhentos pilões, gamelas, farinheiras e pratos de madeira, peças principalmente de parajú e sapucaia, além do embargo das atividades.

Durante a ação moradores de Montinho fecharam a BR 101, impedindo a saída da localidade e o tráfego pela rodovia, em represália às apreensões. Argumentavam que para liberar a pista o IBAMA teria de devolver os equipamentos apreendidos – uma impossibilidade legal, afirmam os fiscais.

Após cumprido o planejamento da operação, mesmo tendo averiguado a existência de outros pontos de produção irregular, a fim de evitar confronto direto com a comunidade, a equipe retirou-se do local por acessos alternativos.

No final da tarde, representantes dos moradores de Montinho, estiveram na sede do IBAMA de Eunápolis para negociar. Ficou agendado entre ICMBio, IBAMA e moradores de Montinho uma reunião para tratar da produção de artefatos de madeira, na Câmara de vereadores de Itabela. Com isso a rodovia BR 101 foi liberada.

Montinho já foi contemplado com o Projeto Formas da Natureza, executado pela Raízes Meio Ambiente e Desenvolvimento, que desenha a cadeia produtiva de artefatos de madeira com o Eucalipto. Diante disso, afirma Apoena Figueiroa – coordenador regional do ICMBio, Montinho não pode insistir no uso de madeira irregular da mata atlântica. Apoena ainda afirma que ações de fiscalização em toda a cadeia exploratória de madeira nativa, principalmente a oriunda do Parque Nacional, continuarão ocorrendo.

moto4 interno

Outros projetos existem na região para incentivar a população indígena e não indígena a deixar de extrair e manufaturar a madeira nativa. Entre eles destacam-se o projeto de reflorestamento do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal realizado pelo Natureza Bela com financiamento do BNDES e a Cooplanjé, cooperativa indígena que trabalha neste reflorestamento e o projeto Arboretum que prevê o financiando de viveiros de quintal nas Aldeias da região do Monte Pascoal. Muito ainda precisa ser feito em termos de fonte de renda e em termos do comprometimento da população em parar com a retirada de madeira nativa, mas todos os atores envolvidos nesta questão estão, em rede, trabalhando para atingir a meta de desmatamento zero, afirma Carolina Ferreira, servidora do ICMBio. Necessário ainda se faz conscientizar o consumidor para não adquirirem essas peças de madeira nativa, afirma Henrique Jabur, chefe da fiscalização do IBAMA.

Por / ASCOM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Itamaraty volta a citar “grave preocupação” após ataque no Irã

Nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro fala em “evitar uma escalada” e não...

Prates e PT defendem nome ligado a Lula à frente de conselho da Petrobras

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Jean Paul Prates, CEO da Petrobras 19 de abril de...

Após reunião com Lula, líder da Câmara prioriza tributária e Perse

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) revelou, nesta sexta-feira (19/4),...

Mais para você