InícioEditorialITABELA | PRF participa de ações durante a Semana Municipal de Não-Violência...

ITABELA | PRF participa de ações durante a Semana Municipal de Não-Violência Contra a Mulher

 

A ação teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da causa para que as mulheres sejam protegidas de qualquer tipo de violência seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Policiais rodoviárias federais participaram nesta quinta-feira (21), de atividades de conscientização sobre o combate à Violência Contra a Mulher. As ações ocorreram em conjunto com a Secretaria de Ação Social e Secretaria da Saúde, do município de Itabela, localizada no Extremo Sul da Bahia.

A violência Contra a Mulher ainda é uma realidade persistente e muitas das vezes sofrem algum tipo de agressão e nem mesmo se dão conta tais como a violência psicológica, praticada através de atitudes como ameaça, perseguição, constrangimento, humilhação, manipulação entre outras que ferem diretamente a dignidade e a moral na vida de milhares de mulheres.

A dinâmica dos trabalhos consistiu em reforçar o trabalho de conscientização, através de uma blitz educativa realizada no Km 746 da BR 101, trecho do município de Itabela.

Durante as atividades foram ressaltados os direitos das mulheres e explicitados os tipos de violência que podem ocorrer com elas. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar motoristas, passageiros e demais usuários sobre a importância de se combater a violência contra a mulher e de como denunciar essas ocorrências.

Foram distribuídos panfletos sobre a temática, além da fixação de adesivos autocolantes nos veículos abordados. Foi montado um stand com a realização de serviços de saúde, teste de HIV, sífilis, glicemia entre outros exames.

Além da Chefe da Delegacia, Neila Cardoso, compareceram ao evento a PRF Maria Neta; o prefeito municipal de Itabela, Luciano Francisqueto; a secretária municipal de Ação Social, Kamilly Vieira Oliveira e demais colaboradores.

É um esforço contínuo, que representa a atenção da instituição para com o tema e enfatiza o compromisso social da PRF: garantir segurança com cidadania.

Segundo o Ministério de Saúde, no Brasil, a cada 4 minutos uma mulher é agredida – pelo menos – por um homem. A violência contra a mulher está presente dentro do lar, no local de trabalho, na escola e muitas das vezes as vítimas sofrem caladas às agressões. Daí a necessidade de se promover constantemente ações que visem reduzir esse quadro de violência e também conscientizar toda a sociedade em prol da causa, além de incentivar as mulheres a ter coragem em denunciar e exigir medidas protetivas contra seus agressores. PRF Neila Cardoso.

Como denunciar

Quando a mulher sofre algum tipo de violência pode ligar para a Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), ou pelo aplicativo Clique 180. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Por meio do telefone, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), conforme o estado. Já nas rodovias federais as denúncias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil.

Por | PRF

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nísia descarta distribuir a gestão de hospitais federais do Rio

Ministra da saúde diz que o modelo de gerenciamento continua em estudo, mas que...

Governo deve nomear indicado por Arthur Lira para Incra em Alagoas

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

Big Brother: participante descobre câncer durante o reality

Uma participante do Gran Hermano, o Big Brother da Argentina, descobriu um câncer enquanto...

Sônia Guajajara prestigia estreia de filme sobre cacique Raoni no DF

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com o Instituto Raoni,...

Mais para você