InícioITAMARAJU | Acadêmicos de enfermagem da FACISA participam de projeto da...

ITAMARAJU | Acadêmicos de enfermagem da FACISA participam de projeto da disciplina Saúde indígena e Quilombola

Aconteceu no último sábado (24), o projeto da disciplina Saúde indígena e Quilombola, que é desenvolvida no 8ª Semestre do curso de enfermagem, da Faculdade Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, na supervisão da Professora Juliana Caroliny.

Com o objetivo de ampliar o senso crítico social, pessoal e coletivo dos alunos e facilitar os saberes históricos, culturais e artísticos da região. Acredita-se que essa vivência vai despertará a aspiração dos acadêmicos em saber mais sobre a sua própria cultura.

O local escolhido para o desenvolvimento do projeto, foi a comunidade Helvécia, é um Distrito do município de Nova Viçosa – Bahia, localizado na microrregião de Porto Seguro.

Helvécia (em latim: Helvetia) é o nome dado pelos antigos romanos à região da Europa Central, também é a personificação nacional feminina da Suíça, provém do nome da tribo dos helvécios, localizado mais precisamente no planalto situado entre os Alpes suíços e a cordilheira do Jura. A Helvécia correspondia aproximadamente à parte ocidental da Suíça atual, e a palavra Helvécia, é oriundo de uma derivação neolatina. Ainda é usado de forma poética para se referir a Suíça.

A comunidade é o que resta de duas vastas fazendas, Helvetia I e Helvetia II, fundadas pelo imigrante Johannes Martin Flach, suíço, nascido em Schaffhausen, em 1787. Estabelecida em 1818 por colonos alemães e suíços sendo chamada de Colônia Leopoldina, abrigou por vários anos uma grade população de escravos e imigrantes para a produção de café até a abolição da escravatura em 1888.

É uma comunidade habitada por quilombos, possui cerca de 4 mil habitantes, e 80% dessa população é negra e com uma rica herança cultural que ficou adormecida devido ao isolamento da comunidade.

No centro da vila, encontra-se o prédio há muito desativado da estação ferroviária da antiga estrada-de-ferro Bahia-Minas. A estação foi construída em 1897 e ficava a 73 quilômetros do ponto zero da ferrovia, a estação de Ponta de Areia, situada no litoral baiano.

O projeto ocorreu no mês de novembro, sendo o mês de conscientização ao combate ao câncer de próstata. As ações em saúde realizadas ali foram: coleta de PSA, HIPERDIA, teste rápido de Hepatite B e C, sífilis e HIV, coleta de exame citopatológico do colo do útero (Papanicolaou), e avaliação das mamas, além de palestras de informação sobre estes temas. A população se fez presente de maneira satisfatória, com participação ativa nas palestras, esclarecidas todas as dúvidas pertinentes dos moradores quilombolas.

A professora Juliana Caroliny e os alunos do 8ª semestre Laís, Eloane, Erlândia, Elaíne, Carol, Isa, Naiumi, Vanessa, Sara, Cristiane e Paulo, alunas do 5º semestre Marcleide e Virgínia, Layys do 10º semestre e Camila do 3º semestre, agradecem a todos que contribuíram para este evento. Em especial ao representante da comunidade Quilombola, senhor José da Paz, a enfermeira da Estratégia Saúde da Família Cintia, toda população por sua receptividade. Ao nosso coordenador do curso de Enfermagem, Professor Davi Reis, nosso diretor acadêmico Professor Jackson Cordeiro, ambos nos proporcionaram a realização desta ação em saúde. A Prefeitura Municipal de Itamaraju em nome do Secretário de Transportes Márcio Pires, por ter nos fornecido o transporte, e Jaflete Damascena chefe de garagem por fazer a intermediação, além do motorista Cosme que nos conduziu com segurança e responsabilidade.

Por fim, entende-se que ações em saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir. Os programas ou atividades de promoção da saúde tendem a concentrar-se em componentes educativos, primariamente relacionados com riscos comportamentais passíveis de mudanças.

Os desafios para a promoção da saúde, particularmente junto à população, sem dúvida, são múltiplos, se levarmos em conta que os fatores que as colocam em situação de risco se originam nos diferentes níveis de seu contexto de vida, incluindo desde o microssistema familiar até o macro sistema social, cultural, político e econômico.

O enfermeiro é responsável em promover ações em saúde, deve realizar sempre que possível a promoção de saúde por meio de ações educativas na comunidade, proporcionando conhecimento, além de saúde com qualidade.  Veja outros momentos registrados durante o projeto em nossa galaria de eventos:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Estuprada de todas as formas”: turista de SP relata terror no Rio

São Paulo — Um homem de 35 anos foi preso nessa quinta-feira (19/4) em...

Mega-sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 100 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira...

Indianos vão às urnas a partir desta 6ª na maior eleição do mundo

Cerca de 968 milhões de eleitores escolherão 543 legisladores para o Parlamento; Narendra Modi...

MDB, PSD e PL crescem na janela partidária e mostram força no Legislativo das capitais

Foto: Sessão plenária na Câmara de Vereadores de São Paulo, onde ao menos...

Mais para você