ITAMARAJU | Agentes de endemias visitam residências para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Agentes de combate a endemias intensificam os trabalhos para combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura Municipal de Itamaraju tem desenvolvido uma série de atividades integradas com os bairros do município.

O trabalho, que segue orientação do prefeito Marcelo Angênica, inclui visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza em todos os bairros e distritos. A ação, que integra as diretrizes do Programa Municipal de Controle da Dengue.

As ações fazem parte de uma estratégia incentivada para o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Com a intensificação das chuvas é indispensável reforçar a prevenção contra a dengue com o controle epidemiológico feito pelos agentes. Sensibilizar a população sobre a necessidade de tomar medidas preventivas. O trabalho conjunto é a forma mais eficiente de combater o mosquito”.

“O trabalho dos agentes municipais de endemias é importante, mas, todo cidadão tem papel fundamental na prevenção da proliferação do mosquito transmissor das três doenças. Para isso, além de não manter expostos recipientes com água limpa e parada, é necessário limpar quintais, calhas e caixas d’água, descartando garrafas de plástico ou qualquer recipiente que possa acumular água, por representarem local propício para o mosquito se desenvolver”, destaca o coordenador Thailon Bastos.

Ressaltando que as pessoas que apresentarem sintomatologia, como febre, dores no corpo e cefaleia, procurar uma unidade básica de saúde (PSF) para seja feito os testes rápidos das arboviroses, que estão dispostos nas unidades, assim também que seja feito as notificações, para temos um controle epidemiológico, lembro a importância do uso de repelentes pelas gestantes.

Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!