Moto Facil

[Itamaraju] Polícia realiza ação de reintegração de posse em área da Facisa que era ocupada por sem-tetos

Uma área privada, pertencente à FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Itamaraju, localizada as margens da BR-101, voltou a ser ocupada por sem-tetos no último dia (15).

Itamaraju - in - faculdade1

Segundo informações, havia pouco mais de 200 famílias no terreno esperando por um lote no local.  A área denominada Fazenda Modelo Universitária, já havia sido invadida no final do ano de 2015 e por meio de uma decisão judicial para reintegração foi determinada a desocupação das terras em 15 de Janeiro do ano corrente.

Itamaraju - in - faculdade4

As famílias ligadas ao Movimento Popular Sem-Teto teria deixado o local e após um mês retomaram a área novamente. Ainda de acordo com informações algumas dessas famílias foram realocadas da invasão da área da DELFA.

Itamaraju - in - faculdade5

Na última sexta-feira (19), em entrevista a imprensa local, o Diretor da Facisa, Jackson Cordeiro chegou a falar sobre a preocupação da instituição, já que a Fazenda Modelo Universitária, que agrega projetos e práticas no âmbito da educação ambiental, preservação e sustentabilidade, sofreu sérios danos com a ocupação. Os prejuízos poderão ainda ser maiores, pois no próximo mês de março, a instituição receberá uma visita comissão do MEC, para fiscalizar tais projetos que eram tocados pela instituição na área.

Itamaraju - in - faculdade3

Já na manhã desta segunda-feira (22), em cumprimento a uma determinação judicial, guarnições policiais da CIPE Mata atlântica realizaram uma ação de desapropriação da área.

A desocupação foi coordenada pelos próprios policiais e após serem notificados oficialmente, todos os sem-tetos deixaram o local e as estruturas dos barracos deixadas para trás, foram queimadas.

Veja na íntegra a entrevista e os pontos defendidos pela instituição diante da situação.

 

Comentários no Facebook