Início CAPS realiza conscientização no Dia Mundial de prevenção do suicídio

[Itamaraju] CAPS realiza conscientização no Dia Mundial de prevenção do suicídio

No dia 10 de setembro comemora-se o mundialmente o dia de prevenção do suicídio. Baseado no compromisso e responsabilidade pela valorização da vida o CAPS de Itamaraju estará promovendo neste mês de setembro, o “Setembro Amarelo” de prevenção do suicídio.

Itamaraju - in - caps1

Durante todo esse mês, a equipe multiprofissional da referida unidade de saúde estará trabalhando temas relacionados à prevenção do suicídio, que vem se tornando um grande problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, no Brasil, um brasileiro se suicida a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo, mas, em 90% dos casos existe prevenção.

Segundo a enfermeira do CAPS, Ivanilda Salomão, as crises vivenciadas no cotidiano do indivíduo sejam elas, afetivas, financeiras, de saúde, perdas e conflitos emocionais, insucesso e doenças mentais, podem constituir sérias motivações para o suicídio e que apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é evitado e tratado como tabu, o que só colabora para seu aumento. Enfatizou ainda que as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento social.

A coordenadora do CAPS Glicia Gomes destacou que o objetivo principal da campanha é quebrar o tabu em torno do suicídio, para que ele possa ser discutido. Quando se fala mais sobre isso, as informações se propagaram mais, e as pessoas sabem como prevenir. “A intenção é que esse movimento durante o mês setembro diminua o índice de suicídio”, explicou.

Itamaraju - in - caps2
Ao identificar alguém com indícios de ideias suicidas, as pessoas mais próximas deverão ficar atentas pra conversar e encaminhar para um profissional de saúde para possa ser feita a intervenção. O CAPS de Itamaraju estará pronto para acolher e prestar a devida assistência.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Invista nessa causa pela valorização da vida!

Por | Ivanilda Salomão

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula dá de presente a Macron queijos, geleia, café e espumantes

Jogador do Vasco, Dimitri Payet, também presenteou o presidente francês com uma blusa do...

Não sou obrigado a ter mesmo nervosismo dos europeus com guerra na Ucrânia, diz Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente da França, Emmanuel Macron, convidado de Lula,...

Governo adianta ações para produtores afetados pelas mudanças do clima

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28/3), a proposta do Ministério da...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução...

Mais para você