Início COELBA alerta para a prevenção de acidentes elétricos com crianças nas...

[Itamaraju] COELBA alerta para a prevenção de acidentes elétricos com crianças nas férias escolares

A chegada das férias escolares exige atenção redobrada para evitar acidentes domésticos, inclusive, envolvendo energia. Para minimizar os riscos de choques elétricos, a Coelba faz um alerta à população sobre os cuidados e orientações.

1041420474
Medidas simples podem evitar acidentes graves com os pequenos. Uma das principais ações é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas devem ser utilizado protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos circuitos e incêndios.
Sempre que for desligar ou manusear equipamentos, como a geladeira, maquinas de lavar e outros é preciso estar atento para não estar descalço, evitando o manuseio com o corpo molhado. Conforme a NBR 5410, os equipamentos não devem oferecer perigo e esta proteção só é garantida mediante aterramento elétrico. A Coelba lembra que água e energia não combinam.
Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns no período de recesso escolar. É preciso estar alerta para esses casos, pois, praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e atuação de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, causando a interrupção da eletricidade. Outro perigo são as linhas com cerol que podem cortar fio de alta e média tensão, conduzir eletricidade, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas
Conforme o Gerente de Segurança do Trabalho da Coelba, Ramon Lacerda, a energia elétrica gera benefícios como bem-estar e conforto se utilizadas corretamente. Mas para isso, é preciso que a população esteja atenta nas consequências que o uso indevido pode acarretar. “O papel do alerta sobre o uso da energia elétrica é despertar no nosso cliente o senso do uso seguro e eficiente. Seguro no sentido de evitar acidentes e eficiente no combate ao desperdício”, conta o gerente. Para isso, a Coelba realiza campanhas em áreas próximas a subestações, em associações de moradores e em escolas públicas, com o caminhão do Projeto Educação com Energia.
Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Principais dicas para evitar acidentes com crianças:

1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Coelba.

Por | Ascom Coelba

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você