InícioItamaraju: Começa a transformação da Rua Acre

Itamaraju: Começa a transformação da Rua Acre

Nas primeiras horas desta terça-feira (19) as máquinas da Prefeitura Municipal de Itamaraju começaram a espalhar o solo-brita pela Rua Acre com o auxílio de uma Motoniveladora (Patrol). Simultaneamente, o rolo compactador já ia solando a mistura e preparando o terreno para receber o tapete negro.

A obra deveria ter iniciado no dia 5 de junho, conforme divulgado, mas as chuvas que têm caído sobre Itamaraju nos últimos 15 dias foram decisivas para o atraso no cronograma de asfaltamento. Essa afirmação foi feita hoje (19/06) pelo Diretor de Obras da PMI, Hélio Vieira, quando fiscalizava os trabalhos de implantação do asfalto na Rua Acre.

Os moradores da artéria sofrem com as péssimas condições a mais de 40 anos, desde a fundação do Bairro de Fátima. A Acre corta a cidade de Itamaraju, quase que de um extremo a outro, passando por 18 ruas. O trecho que está sendo pavimentado é o mais dificultoso, por conta da inclinação.

Nesses 40 anos, quando fazia sol, os moradores enfrentavam a poeira e, quando chovia, a água descia ladeira a baixo abrindo valetas que tornavam a via intransitável, isso, sem falar na lama. Depois do cruzamento com a Rua Manuel Vitorino, á situação estava caótica, a via estava intransitável até para bicicletas, que dirá para veículos automotores.

Quando assumiu a Prefeitura de Itamaraju, há pouco mais de dois anos, o atual gestor, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), até tentou resolver o problema aterrando as enormes fendas abertas pela água da chuva e patrolando a via; mas bastou chover para que todo o serviço feito fosse arrancado pela força da água.

O início da recuperação da Rua Acre era aguardado pelos moradores desde os primeiros meses de 2012. A princípio, a Secretaria Municipal de Obras havia anunciado o começo da pavimentação para 30 de março, mas houve um atraso, que segundo Hélio Vieira, foi por conta do processo licitatório para compra dos implementos como o solo-brita. A partir do dia 23 de abril, as máquinas iniciaram os trabalhos de infraestrutura como implantação da rede de drenagem pluvial e terraplanagem.

O trecho que será pavimentado, com 725 metros de extensão, está localizado no Bairro de Fátima a partir do cruzamento com a Rua Amazonas até depois da Rua Manuel Vitorino. Isso porque a Acre termina em um despenhadeiro. Nesse mesmo trecho, foram implantados cerca de 500 metros de tubulação para drenagem pluvial com várias caixas de captação. No cruzamento com a Rua Eurico Gaspar Dutra, foi implantado um captador de água da chuva chamado de ‘Engole Tudo’, que terá finalidade de barrar a água que desce das ruas de cima.

Ao todo, são 1,525 quilômetro de extensão, mas apenas um terço deste perímetro está pavimentado (550 metros). A Acre liga a parte baixa do Bairro de Fátima ao Centro da Cidade. Um de seus extremos está na Rua Espírito Santo, de onde segue em sentido transversal às ruas Imperatriz Leopoldina, Joana Angélica, Avenida Brasil, Dom Pedro I, Presidente Médici, Paulo VI e Avenida Fernando Martins [Perimetral], todas no Centro.

Continuando o seu trajeto, a via segue pelas ruas Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Eurico Gaspar Dutra, Anísio Teixeira, Inácio Tosta Filho, João da Costa Fontoura e Manuel Vitorino, já no Bairro de Fátima. O trecho já pavimentado por paralelepípedo está localizado entre a Imperatriz Leopoldina e a Rua Amazonas.

Quando receberam a informação de que a rua seria pavimentada, os moradores da Acre, com ouvidos já cansados das muitas promessas, duvidaram veementemente e, no dia em que a retroescavadeira iniciou os trabalhos para implantação das manilhas, eles assistiram meio que anestesiados, pareciam não acreditar no que estavam vendo. A via estava tão destruída que sua recuperação era vista como uma utopia, algo impossível de acontecer.

Entretanto, a atual administração, mais uma vez prova que veio pra fazer a diferença, em pouco mais de dois anos de gestão, várias obras foram feitas, as contas da Prefeitura foram saneadas, salários e fornecedores são pagos rigorosamente em dia e, agora, as ruas mais problemáticas do município estão sendo recuperadas.

Uma das ruas que também serão pavimentadas é a Maranhão, trecho localizado em frente à Escola Estadual Inácio Tosta Filho. O diretor de Convênios da PMI, Wilson Júnior, informou que serão utilizados 147 mil metros quadrados de asfalto, o que vai corresponder a, aproximadamente, 16 quilômetros de ruas pavimentadas num prazo de 120 dias, “se a chuva deixar”, brinca. Ele fez questão de esclarecer que o asfalto está vindo por conta de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itamaraju, “o Estado está fornecendo o produto mais caro, no caso a Emulsão, está entrando também com o assessoramento técnico por intermédio da empresa OPF, agora a parte de maquinário incluindo os tanques, os demais produtos e a parte de pessoal é de responsabilidade da Prefeitura, se for colocar na ponta do lápis, o custo da obra foi dividido meio a meio praticamente”, conta o diretor, acrescentando que a pavimentação das várias ruas vai proporcionar mobilidade urbana aos moradores.

Três engenheiros estão diretamente envolvidos nos trabalhos de pavimentação, Dr. Luis Reis, ex-diretor do DERBA, Dr. Paulo, encarregado da obra, e Dr. Simon Rogério, engenheiro da Prefeitura responsável pelo projeto.

Por Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Zona Franca de Manaus mantém benefícios fiscais com reforma tributária

Proposta de regulamentação da reforma tributária dá incentivos para a produção industrial e para...

Governo consegue adiar sessão sobre derrubada de vetos de Lula, evita derrotas e contraria Lira

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

Contratadas! Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow

Instagram/Reprodução 1 de 1 Fernanda e Pitel posam juntas durante festa no BBB24 -...

DF: Receita desarticula esquema de sonegação com rombo de R$ 98 mi

Divulgação / Secretaria de Economia 1 de 1 Viaturas da Receita do DF -...

Mais para você