InícioConselho Tutelar fala sobre a redução de casos de abuso sexual ao...

Conselho Tutelar fala sobre a redução de casos de abuso sexual ao menor

O Conselho Tutelar de Itamaraju fechou o ano de 2013 com uma redução na violação dos direitos contra criança e adolescentes. O mais significativo foi o item abuso sexual. Enquanto em 2012 foram registrados 500 atendimentos e apenas 5% correspondia ao abuso sexual, em 2013 foram computados 800 ocorrências, e apenas 2,25% correspondia aos casos de abuso sexual, o que significa que houve uma redução considerável. Em 2014 esses casos podem ainda ser menores.

Para falar sobre o assunto o Conselheiro Tutelar do município, Irismar Santana, concedeu entrevista ao Portal Itamaraju Notícias e informou que o Conselho Tutelar tem trabalhado intensamente para cumprir o seu papel. Mas para ele ainda não é a hora de comemorar.

“Além da diminuição dos casos de abuso sexual, tivemos também uma redução nos casos de negligência, maus tratos, trabalho infantil e abandono”. Mas temos que considerar que muitos casos, infelizmente, são desconhecidos pelas autoridades, explica.

https://www.youtube.com/watch?v=_h2jzquOx-8

Diariamente o Conselho Tutelar recebe famílias do município e distritos com todos os tipos de casos. Há registro de casos de crianças sendo abusadas por membros da família (pais, irmãos, padrastos, tios, e outros, além dos casos que não envolvem parentes), maus tratos, abandono e outros.

Durante a entrevista Irismar ainda destacou que a incidência de abusos sexuais contra o menor ainda é o mais preocupante, pois a afeta a vida e o convívio da criança até a fase adulta. E esse ainda é originado por diversos fatores, destacando a questão cultural, o isolamento, a falta de políticas públicas e a sensação de impunidade.

“Para o Conselho Tutelar atingir essas reduções dos casos de abuso sexual, precisamos ainda mais do envolvimento da sociedade civil. As ações desenvolvidas pelo órgão dependem também da população, que poderão colaborar com os trabalhos através de denuncias e combate aos criminosos” finaliza.

As denuncias poderão ser realizadas através dos telefones  (73) 8135 – 8114, (73) 9824 – 1781 ou (73) 3294 – 0853. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você