ITAMARAJU | De volta às ruas jacaré é capturado no município

Em meio às fortes chuvas, um jacaré-de-papo-amarelo foi novamente encontrado por moradores de Itamaraju, sendo resgatado e devolvido ao seu habitat. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (10) no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Mem de Sá, há cerca de 800 metros da Lagoa do Jacaré, no centro da cidade.

O réptil foi resgatado por volta das 21:30h pelo Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (Gads) em conjunto com a Defesa Civil municipal e encaminhado à lagoa, de onde teria “escapado”.

O jacaré, medido aproximadamente 1,2 metro, não apresentava ferimentos, segundo Josimar Santos, ativista do Gads, que efetuou a captura do animal usando um laço. De acordo com ele, o aumento do nível de água na lagoa por causa das chuvas e a escassez de alimentos teriam motivado a fuga do bicho.

No final do ano passado, três jacarés foram capturados em vias públicas de Itamaraju, o que chamou à atenção do Gads, que mobilizou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ligado ao Ibama, em Porto Seguro. Foi solicitado ao órgão um estudo para identificar a real causa a fuga desses animais.

Denúncia

Durante o resgate, na noite desta segunda, populares informaram que um outro jacaré teria sido capturado e morto por pessoas desconhecidas. O presidente do Gads, Vinícius Almeida, informou que a denúncia será averiguada e encaminhada às autoridades ambientais.

Por Domingos Oliveira (Foto: Gads)

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!