InícioItamaraju: Decisão do STF adia distribuição da propaganda eleitoral no município

Itamaraju: Decisão do STF adia distribuição da propaganda eleitoral no município

A distribuição dos espaços para propaganda eleitoral no rádio entre os partidos e coligações que disputam as eleições 2012 em Itamaraju marcada para acontecer nesta terça-feira, dia 24, acabou não acontecendo. Os representantes de algumas coligações até compareceram ao Fórum de Itamaraju, mas, de acordo com o Juiz Eleitoral da 172ª Zona, Humberto José Marçal, o adiamento se deu por conta da decisão recente do Supremo Tribunal Federal de que o recém criado PSD, partido do atual prefeito e candidato a reeleição Manoel Pedro Rodrigues Soares, deve ter participação na distribuição dos espaços.

Numa conversa informal com a imprensa o juiz explicou que a legislação eleitoral determina que o espaço da propaganda eleitoral gratuita no rádio só estará disponível aos partidos criados antes das eleições anteriores. Como o PSD foi criado em 2010 e as últimas eleições municipais ocorreram em 2008, estava definido que o PSD não seria contemplado com a divisão. No entanto, a sigla recorreu ao STF, que por sua vez entendeu que o partido tem sim direito a uma fatia do bolo.

Como a conta da divisão dos espaços é feita automaticamente por meio de um sistema de automação alimentado com as regras e dados da divisão, como, por exemplo, o número de parlamentares de uma determinada legenda na Câmara Federal, o Tribunal Superior Eleitoral teve que fazer uma nova configuração no sistema, por isso não está sendo possível no momento proceder com a divisão.

Apesar de novo, o Partido Social Democrático já é considerado de grande porte, por possuir a quarta maior bancada na Câmara dos Deputados, a frente de agremiações tradicionais como o PP, PSB, DEM, PDT e PTB. Dr Marçal informou que espera que essa divisão ocorra dentro do prazo, ou seja, até o dia 12 de agosto, último dia para o juiz eleitoral realizar sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação de acordo com o artigo 50 da Lei 9.504/1997. Ainda de acordo com a mesma lei, o período de propaganda eleitoral no Rádio e na TV começa no dia 21 de agosto.

Durante a reunião o Juiz Eleitoral anunciou para esta quarta-feira, dia 25, às 9 horas, a realização de um teste de alfabetização com os candidatos que não apresentaram comprovante de escolaridade emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. A legislação prevê que o candidato pode apresentar uma declaração de escolaridade escrita de próprio punho informando sua escolaridade, entretanto, a Promotora Michelle Roberta Souto percebeu que algumas declarações estavam escritas com letra de forma e outras tinham seu corpo incompatível com a assinatura do candidato, por isso, esses candidatos serão submetidos ao teste.

Por Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Qual distribuidor de móveis para escritório oferece os melhores produtos?

Você está em busca do melhor distribuidor de móveis para escritório? Neste artigo, vamos...

Governo entregará nesta 6ª proposta para cessar greve na educação

Professores e técnicos administrativos de instituições federais de ensino pedem reajuste salarial ...

Justiça Militar absolve coronel após acusação de assédio contra seis oficiais mulheres

Foto: Divulgação Superior Tribunal Militar 19 de abril de 2024 | 10:34 A...

Vídeo: Yasmin Brunet detalha “after secreto” e valor gasto vem à tona

O BBB24 terminou na última terça-feira (16/4), mas ainda está rendendo. Isso porque o...

Mais para você