Início Encontro do Outubro Rosa reúne dezenas de mulheres do município

[Itamaraju] Encontro do Outubro Rosa reúne dezenas de mulheres do município

Com o objetivo de promover momentos de descontração e conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama, no último sábado (17), ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) em Itamaraju, um encontro entre mulheres, que contou com a presença de dois médicos especialistas no assunto: a Dra. Daniela Prati (Mastologista) e o Dr. Leonardo Aguiar (Oncologista clínico), ambos do município de Teixeira de Freitas “referência na região”.

Itamaraju - in - outubrorosa4

O evento possibilitou uma ampla participação do público feminino, principal alvo da Campanha do Outubro Rosa. Cerca de 300 pessoas prestigiaram os profissionais de saúde, ouvindo atentamente os palestrantes que falaram sobre o Câncer de Mama e tiraram dúvidas.

Itamaraju - in - outubrorosa

O Outubro foi o mês dedicado para sensibilizar a população feminina sobre a importância de se cuidar em relação aos riscos do Câncer de Mama. Considerando que se trata do tipo de câncer que mais mata as mulheres no mundo, é importante que as pessoas se cuidem em relação ao mesmo. E no caso do CA de mama, é possível o mesmo ser diagnosticado precocemente, através da autoexame e da mamografia. Assim, durante todo o mês de outubro, o mundo todo se mobiliza para sensibilizar as mulheres, principalmente, a realizarem os exames periódicos.

Itamaraju - in - outubrorosa1

Todos ficaram muito satisfeitos com a palestras dos médicos visitantes, onde puderam tirar dúvidas e ouvir atentamente sobre os cuidados em relação ao câncer, principalmente sobre a importância de se desmistificar a ideia de sua relação com o preconceito. Segundo os palestrantes, é possível a mulher conviver com a realidade da doença sem perder seus valores, seus conceitos familiares e sociais. Diversas fotos e relatos foram expostos sobre como é possível a mulher com CA de mama conviver normalmente em seu convívio social e familiar.

O público participante ainda foi informado sobre uma Função de Apoio aos pacientes com Câncer que vem sendo estruturada na cidade de Teixeira de Freitas, cuja finalidade será dar todo o apoio e suporte, principalmente, às pessoas de outras cidades que se deslocam até o município para realizar seu tratamento.

Itamaraju - in - outubrorosa3

Durante o encontro, ainda foi registrado a presença de diversos segmentos sociais e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de outros órgãos da prefeitura municipal, a exemplo Lucilene Curvelo da secretaria de finanças.

A secretária de saúde, abordou em seu comentário colocou todos a par da realidade do município em relação aos exames periódicos para detecção precoce do CA de mama, como a mamografia, e apresentou diversas ações que estão sendo desenvolvidas no município ao longo do Outubro Rosa, culminando com uma caminhada no final do mês, envolvendo todos os segmentos da sociedade.

[tribulant_slideshow gallery_id=”14″]

O evento foi idealizado inicialmente por pessoas de nossa cidade sensibilizadas com a causa do CA de mama, especialmente Clauciane e Lia Márcia, por diversos amigos que se sensibilizaram com a causa e não mediram esforços para a realização do evento. O agradecimento especial é dedicado aos médicos Dra. Daniela Prati e Dr. Leonardo Aguiar por terem se disponibilizado a vir a cidade de Itamaraju sem custo algum.

Diversos segmentos sociais contribuíram para a realização do evento, que teve a participação ativa da Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o grupo de coreografia Filhas do Rei da Primeira Igreja Batista; contou ainda com a participação especial da cantora Nide; a direção do Centro de Convivência de Idosos que doaram o espaço para a realização do evento; os empresários de som Neto e Eduardo que doaram o equipamento de sonorização e diversas lojas e pessoas que dispuseram de doações e brindes, sorteados no período do evento.

Por | Coordenação do Evento

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Yanomamis rendem garimpeiros e os entregam à Força Nacional

Indígenas dizem que a ação foi motivada pela contaminação da água por mercúrio depois...

Após recuar sobre Padilha, Lira reclama de Randolfe Rodrigues

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado O líder do...

Davi e Mani Reggo serão interpretados por sósias em documentário

Davi Brito vai ganhar um documentário sobre a sua vida, incluindo momentos vividos no...

Vídeo: Wajngarten denuncia nova tentativa de invasão ao seu prédio

São Paulo – O advogado Fabio Wajngarten, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Mais para você