ITAMARAJU | Frei Beto convida população para os festejos de celebração aos santos Cosme e Damião, que segue até dia 26

A tradicional semana dos festejos da Paróquia São Cosme e São Damião do município de Itamaraju, está começando onde é aguardada a participação de centenas de fiéis.  Neste sábado (15) foi anunciado e realizado o convite para a programação oficial da Festa religiosa dos Padroeiros da cidade.

Com o tema “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”, as festividades 2018 iniciam com a celebração do Envio (pastorais, grupos, movimentos e fieis), seguida de uma carreata pelas ruas da cidade.

A programação segue no domingo (16), com a Santa Missa na Igreja Matriz destinada às pastorais da liturgia e acolhimento, também para a comissão de eventos, PASCOM, comunidade cigana, radialistas e barraqueiros.

Durante a semana a comissão do festejo estiveram reunidos com membros da administração pública e entidades, tratando de ajustes do evento. Tendo como finalidade a melhoria na segurança, mobilidade, conforto a comunidade e aos visitantes.

Dentre os assuntos tratados em reunião, ficaram decididos pela comissão, a modificação no trânsito com liberação de espaço a comercialização da festa, estendendo até a Rua Cinco de Outubro, mas deixando o acesso a feira da cidade baixa e a maior parte da Rua Benjamin Constantini disponível para o estacionamento, tráfego de veículos e pedestres. As vias ficam liberadas para o festejo até o dia 26 de setembro, com período de tolerância de 4 dias (possibilitando a formulação de documento com teor de multa e punições).

Seguindo as tradições em realizar celebrações aos seguimentos da comunidade, na sexta-feira (21), as autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, Segurança Pública e feirantes, foram convidados para participarem do ato litúrgico.

O pároco Luiz Alberto Lemos Rodrigues, relatou que os valores arrecadados durante os festejos deste ano serão destinados à pintura da igreja matriz e construção de paróquias mais carentes. Tornando uma responsabilidade da matriz, em levar oportunidade do evangelho as comunidades mais simples.

A direção ainda informou sobre a tradição do evento e a responsabilidade com a comunidade, deste a ornamentação até mesmo aos investimentos da receita adquirida, que durante os dias movimentam mais de 2 mil pessoas no circuito e 60% dos comerciantes cadastrados atuam no município.

Cerca de 250 espaços são comercializados a vendedores do município e camelôs. Uma megaestrutura que conta com diversos comerciantes de Itamaraju, região e vários lugares do País. Que além de ser uma grande festa religiosa movimenta o capital no município.

Aproveitando o ensejo, os coordenadores do evento convidaram a população. “Queremos convidar todas as famílias de Itamaraju e região para participarem conosco dessa festa linda, que é um momento de fé e de comunhão com Deus”, destacou Frei.

Os festejos encerram no dia (26), com o almoço comunitário, seguido por uma procissão solene após Bênção do Santíssimo Sacramento.

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!