Início Gêmeas siamesas se mudam para Goiânia e esperam por cirurgia de...

[Itamaraju] Gêmeas siamesas se mudam para Goiânia e esperam por cirurgia de separação

Nascidas em Itamaraju, no interior da Bahia, as gêmeas siamesas Júlia e Fernanda se mudaram com os pais para Goiânia onde aguardam pela cirurgia de separação. As irmãs, que tem quatro meses de vida, nasceram unidas por abdômem e tórax, e compartilham o fígado e uma membrana do coração. O procedimento está previsto para ocorrer no início do ano que vem, no Hospital Materno Infantil (HMI), unidade referência neste tipo de situação.

Itamaraju - capagemeas

O pai das meninas, o açougueiro Valdenir Neves, deixou o trabalho na terra natal para vir à Goiânia com a esposa, mãe das garotas, há dois meses, onde acompanha o tratamento. O homem disse que tem receio de algo acontecer com as bebês. “Tenho medo de perdê-las. Já chorei tanto por causa dessas meninas”, afirmou.

A cirurgia foi marcada para o dia 13 de janeiro e deve ser realizada pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em separação de siameses. Segundo o médico, é importante que a operação seja feita o quanto antes pela saúde das pacientes.
“Elas compartilham o fígado e, por causa disso, a bebê maior [Fernanda] está absorvendo os nutrientes da outra [Julia], que é menor e acaba não atingindo um peso ideal. Se isso continuar ela pode ficar desnutrida, então é bom que a cirurgia seja feita logo”, afirmou ao G1.
Segundo o cirurgião, apesar da operação estar marcada, é preciso que haja vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para que as gêmeas possam ser internadas e passar pelos procedimentos antes e depois da cirurgia.
“O número de vagas é pequeno, são apenas 10 leitos. Além disso, muitos pacientes que estão na UTI no HMI são crônicos, estão lá há mais de ano. Se o governo oferecesse um sistema de home care já aliviaria muito as UTIs”, afirmou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que não há déficit de leitos no HMI. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também informou que os leitos da UTI pediátrica do hospital atende à população de Goiânia, no entanto, existe falta de vagas no interior de Goiás, o que sobrecarrega a capital.

Semelhanças com outros casos

Apesar da dificuldade de nutrição de uma das irmãs, Calil afirmou que o caso delas é menos complicado do que os gêmeos Arthur e Heitor, que passaram pela cirurgia de separação em fevereiro deste ano. Eles eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia e compartilhavam o fígado e a genitália. Arthur não resistiu e morreu três dias após a operação.
Conforme o médico, o caso de Julia e Fernanda é mais similar à situação enfrentada pelas irmãs Maria Clara e Maria Eduarda, que foram operadas em setembro deste ano. Elas também eram unidas pelo abdômen e compartilhavam fígado e uma membrana do coração.

Referência
O HMI é considerado referências no parto, tratamento e separação de siameses em todo o Brasil. Em 14 anos, foram feitas dez cirurgias de separação. De acordo com Calil, foram 27 casos acompanhados pela equipe do hospital nesse período.
O primeiro procedimento foi realizado nas gêmeas Raniela e Rafaela Rocha Cardoso, de 12 anos, que nasceram unidas pelo abdômen, passaram pela cirurgia e praticamente não ficaram com sequelas: “Nossa história é impressionante”, afirmou Raniela ao G1 em dezembro do ano passado.

Por | G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você