InícioItamaraju: Médico pediatra fala sobre o descaso com a saúde pública do...

Itamaraju: Médico pediatra fala sobre o descaso com a saúde pública do Brasil

Um dos mais renomados médicos do Município de Itamaraju esteve reunido com a equipe do Itamaraju Noticias, realizando uma entrevista sobre o descaso da saúde pública no Brasil.

O médico pediatra Dr. Afonso Celso de Assis, que atua no município no atendimento de crianças e adolescentes assistidas no HMI, bem como em Postos de Saúde e em sua clínica particular “Santa Barbara”, falou dos problemas e dos principais pontos que leva a precariedade da saúde pública.

Diante da realidade a equipe efetuou alguns questionamentos ao médico.

IN: Como o SUS (Sistema Único De Saúde), é visto pela comunidade médica hoje?

Dr. Afonso – A filosofia do SUS é maravilhosa, tanto que países do primeiro mundo estudam alguns critérios utilizados, para implantar em suas nações. Mas o problema do sistema é o gerenciamento da parte financeira e a aplicação dos investimentos. O Ministério Saúde defende que há falta de médicos no Brasil. Porém, como exemplo regiões como Distrito Federal/São Paulo/Rio De Janeiro/Espírito Santo têm apenas 34% de suas populações assistidas por médicos em PSF. Curiosamente estas regiões são as que têm o maior índice de relação médico/habitante do nosso país. Então porque isto acontece?

IN: Em nossa cidade os investimentos aparentam utilização responsável?

Dr. Afonso – Sim, mas como em todo o sistema há deficiências.   Tem apresentado melhoras, devagar, mas melhorando. Até por que não podemos esquecer que os investimentos em saúde pública no Brasil são precários.

IN: Explique o IDH, expectativa de vida e taxa de mortalidade:

Dr. Afonso – Hoje países com situações econômicas menos favorecidas em relação ao Brasil, apresentam investimentos e gerenciamentos superior. Os IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano), Expectativa de Vida e Taxa de Mortalidade mostram a eficiência e qualidade dos serviços de saúde nas vidas do povo de um país ou comunidade. Como exemplo podemos citar Cuba que apresenta a expectativa de vida de 78 anos, 3 em taxa de mortalidade infantil, na Espanha as pessoas tem expectativa de 80 anos com 3 mortes infantis, já na Argentina a possibilidade de vida é de 75 anos e com mortalidade infantil de 7 por mil nascidos. Em nosso país, o Brasil, apresenta a expectativa de vida de 73 anos e a alta taxa de mortalidade infantil de 12 por mil nascidos. Apontando assim a grande desigualdade.

Ainda apontou que em 2005 o número de brasileiros era de 183.383.000, e número de leitos disponíveis pelo SUS era de 395.934. Já em 2012 os leitos foram reduzidos para 354.221 uma redução de 10,5%%, e em contrapartida o número de brasileiros aumentou para 193.946.886 em torno de 6% em 7 anos.

Ao final da entrevista ainda questionamos o profissional, sobre como recorrer ao direito de termos uma saúde digna.

IN: A quem podemos pedir por socorro?

Dr. Afonso – Ao governo Federal, a todos os políticos, a cobrança da sociedade em geral, cobrando mais investimentos, melhor gerenciamento, política de salários e interiorização do médico como também melhores estruturas para atendimento a população.

Para Dr. Afonso, hoje os principais problemas enfrentados na saúde pública tem sido o caos no atendimento da população, o uso de equipamentos sucateados ou inexistentes e a falta de médicos e de medicamentos.

A população tem vivido dias de sofrimento. Dados mostram que a cada dia que passa os hospitais tem ficado cada vez mais cheios, com leitos hospitalares insuficientes para atender a demanda. E mais, os profissionais de saúde tendo que atender em condições precárias, onde na maioria das vezes os médicos são injustamente responsabilizados pelo agravamento e óbito de seus pacientes. Explica.

Os dados divulgados nessa matéria foram publicados no Jornal do Conselho Federal Medicina e pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você