InícioITAMARAJU | Ocupantes de área da prefeitura, planejam protestos

ITAMARAJU | Ocupantes de área da prefeitura, planejam protestos

Os ocupantes da área destinada à implantação de um distrito industrial em Itamaraju estiveram reunidos neste domingo (16), após descobrirem que o governo municipal pretende mobilizar ação judicial para reaver o terreno.

itamaraju-in-ocupantes-2016-10-16-l

Preocupados com a possível remoção das muitas familiares instaladas na área, um número se aglomerou em defesa da permanência, tomando decisões de iniciarem manifestações diante da administração municipal, além de buscar visibilidade para o sofrimento de algumas famílias que vivem de forma precária e improvisada.

Está é a quarta vez que populares ocupam o mesmo terreno. Nas 3 primeiras vezes, decisões de reintegração de posse, obrigavam manifestantes saírem, para que empresas fossem instaladas. Sempre de formato pacífica as decisões eram atendidas.

itamaraju-in-ocupantes-2016-10-16-2

Na reunião dois pontos eram latentes por parte das famílias que através do improviso permanecem na localidade. O primeiro seria a falta de interesse do poder público na instalação de empresas para gerar renda e oportunidade ao município.  Somente apresentando essa alegação, quando famílias decidem assumir o local.

E a segunda seria o inicio de manifestações em busca de garantias para a permanência.

itamaraju-in-ocupantes-2016-10-16-3

Muitas sugestões foram apresentadas por todos, no entanto, como decisão democrática ficou acertado que os manifestantes destinarão para o Centro Administrativo da cidade (prefeitura), onde somente irão sair após falar com o prefeito (Manoel Pedro), na tentativa de respostas.

Construções estão sendo levantadas de forma vertiginosa, num formato cooperativo pelas famílias presentes. Mas sempre o que predomina é a precariedade e a presença de moradores com crianças e poucos recursos, beirando a miséria.

itamaraju-in-ocupantes-2016-10-16-4

Há anos a área foi adquirida, onde passou por terraplanagem, sempre servindo apenas para projetos políticos nos palanques eleitorais, licitações demonstram que investimentos na ordem de 2 milhões foram investidos no local, mas nenhuma empresas se alocou no distrito. Gerando apenas mobilizações sociais.

Nesta segunda-feira (17), acompanharemos as ações e tentaremos contato com o setor de habitação e responsáveis pela área ocupada.

[AFG_gallery id=’104′]

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gleisi chama Campos Neto de “especulador medíocre”

Deputada diz que “comentários irresponsáveis” do presidente do Banco Central estão provocando “histeria” sobre...

Beatriz em A Fazenda? Carelli diz que ex-BBB é a cara do reality rural

Rodrigo Carelli, diretor de TV responsável por A Fazenda, falou sobre a possibilidade de...

Em meio a crise com Congresso, Lula quer reunião com Lira e Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL),...

Mais para você