ITAMARAJU | Passeata pelas ruas marca o Dia Nacional da luta antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio foi marcado por uma programação especial nesta sexta-feira (18), em Itamaraju.

Uma passeata foi realizada pelas ruas da cidade com a participação de profissionais do CAPS, da área da saúde, de pacientes assistidos pela unidade, seus familiares e colaboradores.

A concentração foi em frente a Policlínica Municipal, percorrendo a região central, com a exposição de faixas e entrega de informativos no comercio local. 

A ação foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde de Itamaraju, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas e cuidadas com dignidade e respeito, bem como receber atenção especial para o convívio social e para prestar esse tipo de atenção aos portadores de transtorno mental.

A data foi escolhida por ser um marco na luta antimanicomial, estimulando a consciência social e por um tratamento humanizado, um grande desafio encontrado por todo o país.

O trajeto da passeata foi realizado com apoio de guarnições da Polícia Militar e guardas municipais de trânsito. 

A Unidade do CAPS do município de Itamaraju fica localizado no bairro Novo Prado e oferece acompanhamento psiquiátrico, psicológico e terapêutico.

 

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!