InícioItamaraju: Rubens homenageia publicamente a Sec. Lucilene Curvelo

Itamaraju: Rubens homenageia publicamente a Sec. Lucilene Curvelo

Aproximadamente 500 expectadores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Itamaraju para acompanhar a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos na eleição de 7 de outubro. Entre estes, parentes, correligionários e amigos dos empossados, além de personalidades políticas como o ex-prefeito Orlandino Lopes da Paixão e dona Marizete Carletto, e autoridades como o delegado Circunscricional de Itamaraju, Gean Carlos do Nascimento, e o comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major PM Gilson Paixão.
Itamaraju posse rubens 1
 
A solenidade foi iniciada por volta das 17h30min quando foram empossados os 15 vereadores, o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) e o vice-prefeito, Luiz Mario da Silva Lima (PP). Logo após a posse, o presidente em exercício, Rubens do Hospital, suspendeu a sessão para que os empossados pudessem receber os cumprimentos dos presentes.
 
A sessão só foi reiniciada, por volta das 19 horas. Já de início houve polêmica levantada pelo vereador Chico do Hotel por conta do presidente em exercício, Rubens do Hospital, estar encabeçando uma chapa, “de acordo com a Lei Orgânica do município o senhor não pode presidir essa sessão”, argumentou o vereador. Rubens por sua vez resolveu consultar o assessor jurídico da casa e ouviu do advogado Esterfeson Fontes Marcial que não havia impedimento legal para que o vereador presidisse a sessão em que concorria a presidência, mas mesmo assim, Rubens resolveu abrir mão da coordenação dos trabalhos, assumindo em seu lugar o vereador Jânio.
 
Apesar de o vereador Chico do Hotel tentar mais uma vez tumultuar o processo, solicitando a paralisação da sessão para a criação de uma nova chapa, já que até o momento só havia uma chapa inscrita, a sessão seguiu seu curso por determinação do novo presidente em exercício. Ele entendeu que os colegas dispuseram de muito tempo para apresentar uma chapa e não o fizeram, por isso não cabiam novas interrupções.
Itamaraju posse rubens
 
A chapa única, que tinha como presidente o vereador Rubens do Hospital, foi apresentada pelo bloco parlamentar intitulado ‘Competência e Trabalho’ liderado pelo vereador Clemilson Gomes dos Santos            – ‘Keu de Júlio Martins’      (PP), com a participação dos vereadores Rubens Cleudes de Jesus Neves – ‘Rubens Do Hospital’ (PR), Janilton de Souza Dias – ‘Jânio’ (PC do B), Antonio da Silva Pires – ‘Tonhão de Almerindão’ (PSB), Jose Augusto Santos Brito – ‘Zé do Bolo’ (PTB), Evandro de Jesus (PHS), Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – ‘Mazuk’ (PV) e Adriano Pinaffo (PV).
 
Os oito vereadores do bloco por si só já garantiam a eleição de Rubens, no entanto, o presidente teve 10 votos contra 5 em branco. Apesar de a eleição ter sido por voto secreto, tudo leva a crer que dois dos quatro vereadores do PT votaram em Rubens. Esse indício ganhou ainda mais força quando o presidente eleito agradeceu ao deputado Federal Valmir Assunção pelo apoio. Como o vereador Jose Antonio Sousa Portugal (PT) já tinha declarado que votaria em branco por orientação da executiva do PT de Itamaraju, podemos concluir que há uma nova divisão no Partido dos Trabalhadores, uma parte seguiu orientação do deputado Valmir Assunção e a outra, resolveu seguir o que havia sido determinado anteriormente pela executiva municipal.
 
Ainda trabalhando no campo das suposições, tudo leva a crer que foram contrários a chapa única, os vereadores Leandro Almeida Lopes – ‘Leo Lopes’ (PPS), Sergio Luiz da Silva Pita (PSD), Francisco Carlos Barbosa Silva – ‘Chico do Hotel’ (PP), Antonio Portugal (PT) e Osvaldo Silveira Rocha – ‘Valzão’ (PT). Paulo Vitor Moreira Costa e Joscelia de Souza – ‘Jú’, ambos do Partido dos Trabalhadores, seguiram a orientação do deputado Valmir Assunção.
Itamaraju posse rubens 4
 
Desta forma, Rubens do Hospital, que já presidiu a Câmara Municipal de Itamaraju nos últimos dois anos, foi reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo de Itamaraju por mais dois anos. O prefeito Pedro da Campineira não quis falar sobre o assunto, mas existem informações de que seu apoio foi de primordial importância para a eleição de Rubens. A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itamaraju, presidida pelo vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, terá como vice-presidente o vereador Evandro de Jesus, 1º secretário Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro e 2º secretário Clemilson Gomes dos Santos – ‘Keu de Júlio Martins’.
 
Momentos depois da divulgação do resultado e, falando como presidente, Rubens desabafou, “só Deus, eu, minha família e meus amigos sabem da dificuldade que enfrentei para estar assumindo a presidência dessa casa nessa noite, é diante de circunstancias como esta que a gente verdadeiramente reconhece e vê quem são os amigos de verdade”, disparou.
 
O vereador ainda agradeceu ao prefeito Pedro da Campineira pelo apoio e surpreendeu a todos quando afirmou que havia recebido uma ligação do deputado Federal Valmir Assunção afirmando que se o PT não tivesse candidato ele o apoiaria. O vereador ainda agradeceu ao deputado Federal Paulo Magalhães e fez um agradecimento especial à secretária municipal de Finanças Lucilene Curvelo, “essa pessoa por muitas vezes é massacrada por gente que não a conhece, falam porque não conhecem a figura humana que é Lucilene Curvelo, é uma pessoa que pode ter muitos defeitos, quem não tem, mas é uma pessoa fiel, que tem caráter e tem palavra, por isso é secretária de Finanças do município”.
Itamaraju posse rubens 3
 
O presidente recém-eleito encerrou seu pronunciamento mais uma vez agradecendo a todos, ao PT e aos vereadores que confiaram a ele mais uma gestão.
 
Por Nilson Chaves
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jornalista português pró-Bolsonaro anuncia nova viagem ao Brasil

O jornalista português Sérgio Tavares anunciou neste sábado (20.abr.2024) que está a caminho do...

“Gigolô sem vergonha”, diz Nego Di ao detonar Davi, do BBB24

Nego Di voltou a ser ter o nome em destaque depois de alfinetar Davi...

Revoltado, Davi se manifesta sobre o fim do namoro com Mani Reggo

Na noite dessa sexta-feira (19/4), Davi Brito abriu uma live no Instagram e...

Mais para você