InícioItamaraju: Propaganda eleitoral das coligações nas rádios

Itamaraju: Propaganda eleitoral das coligações nas rádios

Com a participação dos representantes das emissoras de rádio Extremo Sul AM, Terramar FM e 99 FM, e dos partidos e coligações que disputam as eleições municipais de 2012 em Itamaraju, aconteceu no final da tarde do último sábado, dia 11 de agosto, no Cartório Eleitoral da 172ª Zona Eleitoral, a reunião para elaboração do plano de mídia para uso pelos partidos políticos do horário eleitoral gratuito no rádio.

A reunião, coordenada pelo Juiz Eleitoral da 172ª Zona, Humberto José Marçal, definiu, por meio de sorteio, a ordem de veiculação da propaganda no primeiro dia, já que a ordem nos demais é definida pelo sistema do TSE. O mesmo sistema também definiu o tempo de veiculação de cada partido ou coligação levando-se em consideração o número de representantes que os partidos têm na Câmara dos Deputados, conforme determinado na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O encontro que também contou com a presença da responsável pelo Cartório Eleitoral de Itamaraju, a analista judiciária Valdenízia Souza Santos, escolheu a Rádio 99 FM como emissora geradora do horário eleitoral gratuito e definiu como será feita a entrega do material pelos partidos (O programa deverá ser entregue até as 17 horas do dia anterior a veiculação e os spots até as 15 horas do mesmo dia). No caso dos programas e spots que serão veiculados às segundas-feiras e dias posteriores aos feriados, deverão ser entregues na sexta-feira e no dia que anteceder o feriado, respectivamente, observando os mesmos limites de horário.

De acordo com o sorteio realizado durante a reunião, no primeiro dia de veiculação da propaganda eleitoral gratuita, o espaço destinado aos cargos majoritários deve seguir a seguinte ordem: O primeiro programa será o da coligação ‘POR UMA NOVA ITAMARAJU’ (PMDB e PT do B), seguido dos programas do PSOL, coligação ‘FORÇA DO TRABALHO’ (PP, PTB, PTN, PSC, PR, PPS, PHS, PSB, PSD, PC do B, PRB e PV) e coligação ‘EU AMO ITAMARAJU’ (PT, PRTB, PSDB).

A coligação ‘FORÇA DO TRABALHO 1’ (PSC, PSB, PSD e PC do B) será a primeira a veicular seu programa no horário reservado a propaganda dos vereadores. A segunda será a ‘SOMOS A RENOVAÇÃO ITAMARAJU’ (PMDB e PT do B), seguida das coligações ‘ESPERANÇA E RENOVAÇÃO’ (PDT, DEM, PSDC e PPL), ‘TRANSPARÊNCIA’ (PRB, PP e PV), ‘FORÇA DO TRABALHO 2’ (PTB, PTN, PR, PPS e PHS), ‘ITAMARAJU NO MEU CORAÇÃO’ (PT, PRTB e PSDB) e PSOL.

A coligação ‘FORÇA DO TRABALHO’ que tem como candidato o atual prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, já tinha o maior número de partidos (12), seis a mais que a soma de todos os partidos das outras coligações; tinha também o maior número de candidatos a vereador (89); e agora será a coligação com maior espaço de tempo no horário eleitoral, 12 minutos e 46 segundos, contra 0:08:39 da coligação ‘EU AMO ITAMARAJU’, 0:05:55 da coligação ‘POR UMA NOVA ITAMARAJU’ e 0:02:37 do PSOL.

A ‘FORÇA DO TRABALHO’ também terá o maior número de inserções distribuídas nas programações das rádios de Itamaraju, 1,15 mil por emissora nos 45 dias de propaganda, contra 779 da coligação ‘EU AMO ITAMARAJU’, 533 da coligação ‘POR UMA NOVA ITAMARAJU’ e 236 do PSOL. As emissoras de Itamaraju terão que disponibilizar espaço em suas programações para veiculação de 60 inserções diárias dos partidos ou coligações, num total de 2,7 mil.

A propaganda eleitoral gratuita começa no Rádio e na TV em 21 de agosto (terça-feira) e segue até 4 de outubro. A propaganda dos candidatos à prefeito e vice será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras; das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão. Já os espaços destinados aos candidatos a vereador serão veiculados às terças e quintas-feiras e aos sábados, nos mesmos horários. Não haverá veiculação aos domingos.

Por Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo autoriza aumento de até 4,5% nos preços dos medicamentos

O preço dos medicamentos terá um aumento de até 4,5% a partir deste domingo...

Prazo para quitar dívidas na Receita Federal termina em 1º de abril

Pessoas físicas e jurídicas podem aderir ao Programa de Autorregulação Incentivada de Tributos ...

Gilmar Mendes vota por ampliar alcance de foro privilegiado no STF

Foto: Felipe Sampaio/STF Ministro concedeu habeas corpus para manter processo de senador 29 de...

MC Guimê revela novo romance após fim do casamento com Lexa

Seis meses após anunciar a última separação de Lexa, MC Guimê falou, pela primeira...

Mais para você