Como marco de uma grande conquista na área da saúde, os membros da Fundação São Francisco de Assis deixaram gravado em uma placa conjugada a estrutura física do prédio do Hospital Municipal de Itamaraju, a identificação com os princípios que norteiam a história, experiências e conquistas implantadas por grandes profissionais, em um projeto ousado e inovador para o Município.
A Cerimônia de Descerramento da Placa da FUSFA (Fundação São Francisco de Assis), foi realizada na recepção hospitalar do município, na noite desta sexta-feira (19), com a participação de membros da diretoria, conselho de administração, idealizadores e colaboradores.
O Presidente da Fundação Antonio Francisco Morais e o Vice-Presidente Francesco Scarpellino coordenaram a Cerimônia, acompanhados do Tesoureiro o Sr. Jorge Kalid Filho, do idealizador do projeto, o médico Dr. Walker Penedo Monteiro, de um dos colaboradores, o Sr. Manoel Locatelli, e da Diretora do HMI Cristina Moreau. Além da participação de convidados e funcionários da unidade que se fizeram presentes prestigiando o evento.
A palavra foi aberta para as autoridades e a Diretora do HMI Cristina Moreau, fez um breve agradecimento, destacando a importância de um valoroso projeto que trouxe um novo conceito em saúde e atendimento hospitalar para o município de Itamaraju.
Já os idealizadores do projeto Francesco Scarpellino e o médico Dr. Walker Penedo Monteiro, fizeram um breve relato da trajetória da Fundação , enfatizando a necessidade de compartilhar com a população a alegria em contar com uma grandiosa estrutura física e as histórias vivenciadas ao longo da concretização do projeto.
Bastante agradecidos pelo reconhecimento irrestrito da sociedade, a diretoria da FUSFA, convidou os profissionais da saúde, o médico Walker Penedo Monteiro e a enfermeira Cristina Moreau para descerrar a placa.
“Sem dúvida, essa cerimônia foi um dos momentos mais significativos para a Fundação São Francisco de Assis. É excelente ter a certeza de que a FUSFA e seus colaboradores sonharam juntos e tiveram esse sonho concretizado, contribuindo com a melhor qualidade no atendimento a saúde em Itamaraju”, encerrou, o Presidente da Fundação, Antonio Francisco Morais.
A diretoria da fundação tem os seguintes integrantes: Presidente Antônio Francisco A. de Moraes, Vice presidente Francesco Scarpellino, 1 º Secretário Afonso Celso de Assis, 2º Secretário Vera Lúcia Brito Santos, 1º Tesoureiro Jorge Kalid Filho; 2º Tesoureiro Deraldo Santana da Cruz; no Conselho de Administração: Sérgio Roberto de Assis, Jorge de Souza Higino, Ronaldo Adelino da Silva, Ivie Campo Dall’Orto, Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça; Hertz Tavares Murta e Gilvan Vasconcelos Cerqueira.
Os colaboradores
FUNDAÇÃO SISPEC (Itália), Comunidade Européia, região Lombardi; Manoel Locatelli (família), Vice Província doa Capuchinhos, Prefeitura Municipal de Itamaraju, CIC Portugal, Diocese de Ariano Irpino (av) Italia.
A história por trás da Fundação São Francisco de Assis
A entidade nomeada Fundação São Francisco de Assis (FUSFA), foi idealizada e criada pelo Frei Geraldo Coviello, em 20 de Julho de 1969, para amparar juridicamente obras sociais com vista na formação profissional de crianças e Jovens. Mas tragicamente o frei veio a falecer em 21 de novembro de 1977, num acidente. Criando uma pausa nos projetos da fundação.
Diante de uma dura realidade onde a mortalidade de crianças era presente, uma nova história foi dada como continuidade.
Em 1989, justificando o projeto e recuperação da FUSFA como entidade filantrópica. Foi possível realizar uma pesquisa sobre a situação da saúde de Itamaraju, apontando “Alta mortalidade infantil, caracterizando o município nos índices de risco. Devido a falta de atendimento rápido, chegando a contabilizar 40% dos óbitos devido a falta de atendimento.
Em resposta aos dados coletados ficou evidente a necessidade de um hospital geral.
Um amplo projeto foi abraço pela comunidade de itamarajuense, representada por pessoas ligadas a vários segmentos da sociedade, que acolheram o convite do Dr. Walker Penedo Monteiro e Francesco Scarpelino (Frei Chico), que sensibilizaram e permitiram a realização de um sonho, onde destaca o apoio do Dr. Antonio Francisco de Azevedo Moraes.
Nesta fase foi necessário reativar a fundação, assumindo as responsabilidade de antigos convênios, para atrair fundos, através de entidades internacionais e garantir a construção do hospital.
Em 20 de março do ano 1989, o vice provincial dos frades, Frei Benigno Lacoviello, autorizou o uso da fundação, também doando uma área para o inicio da construção. Seguindo o mesmo caminho a família Locatelli decidiu doar uma área vizinha, garantindo continuidade do projeto.
Na data de 17 de novembro de 1989, uma reunião permitiu a modificação do estatuto da fundação, pois os representantes Frei Chico, Dr. Walker e Dr. Moraes, notificaram os presentes sobre o caos vivido pela comunidade, sendo eminente a inclusão do seguimento da saúde nos planos da fundação. Em menos de 30 dias o estatuto foi aprovado, elegendo assim uma diretoria e os conselhos da FUSFA.
Após as contituições legais era hora de transitar para nova fase, sendo assim uma oportunidade foi dada pela Diocese de Ariano Irpino na Itália, que promoveu a “Mostra di Solidarietá dell’ Artigianato della Valle dell’ Ufita”, ocorrida no mês de julho de 1990, prestigiada por Dr. Walker e Frei Chico.
Que atraiu recursos financeiros para a construção do hospital. A segunda parceria foi com a Comunidade Europeia, mediada pela “Fondazione SIPEC, cujo fundador o engenheiro Silveri Luciano”, foi o parceiro amigo desta comunidade para a construção do hospital.
Convênios também foram firmados com a Região Lombardia da Itália, que fiscalizou todo o projeto e garantiu a assistência para saúde de Nova Alegria com a CIC de Portugal. Por último um convênio foi celebrado com o Ministério da Saúde.
Com base nos convênios datas foram seguidas e o andamento pontuado abaixo.
Em Agosto de 1991: O eng. Gueber Márcio Bezerra entrega o projeto;
28 de Agosto de 1995: O projeto e orçamento é apresentado a Comunidade Econômica Europeia (CEE);
01 de Outubro de 1996: Iniciado a construção com a terraplanagem;
22 de Outubro de 1996: O projeto foi aprovado pela CEE;
30 de Janeiro de 1997: Colocação da primeira pedra;
25 de Maio de 1998: Apresentação do projeto complentar à Região Lombardia;
02 de Dezembro de 2000: Aprovação do Projeto pela Região Lombardia;
A unidade hospitalar iniciou suas atividades no dia 15 de junho de 2001, através de um convêncio entre prefeitura de Itamaraju e FUSFA para a Policlínica Municipal garantir seu atendimento.
Mas em 31 de dezembro de 2003, o convênio entre Ministério da Saúde e FUSFA garantiu a aquisição de equipamentos e assim funcionamento do Hospital.
03 de Janeiro de 2005: Reinicio das obras que obteve sua conclusão após três anos.
No primeiro dia de 2009 a prefeitura de Itamaraju concluiu o convênio com a FUSFA garantindo assim o funcionamento do Hospital Municipal de Itamaraju.
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