InícioITAMARAJU | Realizada a cerimônia de Descerramento de Placa da Fundação São...

ITAMARAJU | Realizada a cerimônia de Descerramento de Placa da Fundação São Francisco de Assis no HMI

Como marco de uma grande conquista na área da saúde, os membros da Fundação São Francisco de Assis deixaram gravado em uma placa conjugada a estrutura física do prédio do Hospital Municipal de Itamaraju, a identificação com os princípios que norteiam a história, experiências e conquistas implantadas por grandes profissionais, em um projeto ousado e inovador para o Município.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]2

A Cerimônia de Descerramento da Placa da FUSFA (Fundação São Francisco de Assis), foi realizada na recepção hospitalar do município, na noite desta sexta-feira (19), com a participação de membros da diretoria, conselho de administração, idealizadores e colaboradores.

O Presidente da Fundação Antonio Francisco Morais e o Vice-Presidente Francesco Scarpellino coordenaram a Cerimônia, acompanhados do Tesoureiro o Sr. Jorge Kalid Filho, do idealizador do projeto, o médico Dr. Walker Penedo Monteiro, de um dos colaboradores, o Sr. Manoel Locatelli, e da Diretora do HMI Cristina Moreau. Além da participação de convidados e funcionários da unidade que se fizeram presentes prestigiando o evento.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]1

A palavra foi aberta para as autoridades e a Diretora do HMI Cristina Moreau,  fez um breve agradecimento, destacando a importância de um valoroso projeto que trouxe um novo conceito em saúde e atendimento hospitalar para o município de Itamaraju.

Já os idealizadores do projeto Francesco Scarpellino e o médico Dr. Walker Penedo Monteiro, fizeram um breve relato da trajetória da Fundação , enfatizando a necessidade de compartilhar com a população a alegria em contar com uma grandiosa estrutura física e as histórias vivenciadas  ao longo da concretização do projeto.

Bastante agradecidos pelo reconhecimento irrestrito da sociedade, a diretoria da FUSFA, convidou os profissionais da saúde, o médico Walker Penedo Monteiro  e a enfermeira Cristina Moreau para descerrar a placa.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]4

“Sem dúvida, essa cerimônia foi um dos momentos mais significativos para a Fundação São Francisco de Assis. É excelente ter a certeza de que  a FUSFA e seus colaboradores sonharam juntos e tiveram esse sonho concretizado, contribuindo com a  melhor qualidade no atendimento a saúde em Itamaraju”, encerrou, o Presidente da Fundação, Antonio Francisco Morais.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]5

A diretoria da fundação tem os seguintes integrantes: Presidente Antônio Francisco A. de Moraes, Vice presidente Francesco Scarpellino, 1 º Secretário Afonso Celso de Assis, 2º Secretário Vera Lúcia Brito Santos, 1º Tesoureiro Jorge Kalid Filho; 2º Tesoureiro Deraldo Santana da Cruz; no Conselho de Administração: Sérgio Roberto de Assis, Jorge de Souza Higino, Ronaldo Adelino da Silva, Ivie Campo Dall’Orto, Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça; Hertz Tavares Murta e Gilvan Vasconcelos Cerqueira.

Os colaboradores
FUNDAÇÃO SISPEC (Itália), Comunidade Européia, região Lombardi; Manoel Locatelli (família), Vice Província doa Capuchinhos, Prefeitura Municipal de Itamaraju, CIC Portugal, Diocese de Ariano Irpino (av) Italia.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]

A história por trás da Fundação São Francisco de Assis

A entidade nomeada Fundação São Francisco de Assis (FUSFA), foi idealizada e criada pelo Frei Geraldo Coviello, em 20 de Julho de 1969, para amparar juridicamente obras sociais com vista na formação profissional de crianças e Jovens. Mas tragicamente o frei veio a falecer em 21 de novembro de 1977, num acidente. Criando uma pausa nos projetos da fundação.

Diante de uma dura realidade onde a mortalidade de crianças era presente, uma nova história foi dada como continuidade.

Em 1989, justificando o projeto e recuperação da FUSFA como entidade filantrópica. Foi possível realizar uma pesquisa sobre a situação da saúde de Itamaraju, apontando “Alta mortalidade infantil, caracterizando o município nos índices de risco. Devido a falta de atendimento rápido, chegando a contabilizar 40% dos óbitos devido a falta de atendimento.

Em resposta aos dados coletados ficou evidente a necessidade de um hospital geral.

Um amplo projeto foi abraço pela comunidade de itamarajuense, representada por pessoas ligadas a vários segmentos da sociedade, que acolheram o convite do Dr. Walker Penedo Monteiro e Francesco Scarpelino (Frei Chico), que sensibilizaram e permitiram a realização de um sonho, onde destaca o apoio do Dr. Antonio Francisco de Azevedo Moraes.

Nesta fase foi necessário reativar a fundação, assumindo as responsabilidade de antigos convênios, para atrair fundos, através de entidades internacionais e garantir a construção do hospital.

Em 20 de março do ano 1989, o vice provincial dos frades, Frei Benigno Lacoviello, autorizou o uso da fundação, também doando uma área para o inicio da construção. Seguindo o mesmo caminho a família Locatelli decidiu doar uma área vizinha, garantindo continuidade do projeto.

Itamaraju - in - hospital municipal de Itamaraju HMI - FUSFA [fundação são francisco de assis]3

Na data de 17 de novembro de 1989, uma reunião permitiu a modificação do estatuto da fundação, pois os representantes Frei Chico, Dr. Walker e Dr. Moraes, notificaram os presentes sobre o caos vivido pela comunidade, sendo eminente a inclusão do seguimento da saúde nos planos da fundação. Em menos de 30 dias o estatuto foi aprovado, elegendo assim uma diretoria e os conselhos da FUSFA.

Após as contituições legais era hora de transitar para nova fase, sendo assim uma oportunidade foi dada pela Diocese de Ariano Irpino na Itália, que promoveu a “Mostra di Solidarietá dell’ Artigianato della Valle dell’ Ufita”, ocorrida no mês de julho de 1990, prestigiada por Dr. Walker e Frei Chico.

Que atraiu recursos financeiros para a construção do hospital. A segunda parceria foi com a Comunidade Europeia, mediada pela “Fondazione SIPEC, cujo fundador o engenheiro Silveri Luciano”, foi o parceiro amigo desta comunidade para a construção do hospital.

Convênios também foram firmados com a Região Lombardia da Itália, que fiscalizou todo o projeto e garantiu a assistência para saúde de Nova Alegria com a CIC de Portugal. Por último um convênio foi celebrado com o Ministério da Saúde.

Com base nos convênios datas foram seguidas e o andamento pontuado abaixo.

Em Agosto de 1991: O eng. Gueber Márcio Bezerra entrega o projeto;

28 de Agosto de 1995: O projeto e orçamento é apresentado a Comunidade Econômica Europeia (CEE);

01 de Outubro de 1996: Iniciado a construção com a terraplanagem;

22 de Outubro de 1996: O projeto foi aprovado pela CEE;

30 de Janeiro de 1997: Colocação da primeira pedra;

25 de Maio de 1998: Apresentação do projeto complentar à Região Lombardia;

02 de Dezembro de 2000: Aprovação do Projeto pela Região Lombardia;

A unidade hospitalar iniciou suas atividades no dia 15 de junho de 2001, através de um convêncio entre prefeitura de Itamaraju e FUSFA para a Policlínica Municipal garantir seu atendimento.

Mas em 31 de dezembro de 2003, o convênio entre Ministério da Saúde e FUSFA garantiu a aquisição de equipamentos e assim funcionamento do Hospital.

03 de Janeiro de 2005: Reinicio das obras que obteve sua conclusão após três anos.

No primeiro dia de 2009 a prefeitura de Itamaraju concluiu o convênio com a FUSFA garantindo assim o funcionamento do Hospital Municipal de Itamaraju.

Acompanhe a galeria do evento e outras imagens na nossa rede social, nos links: Facebook e Flickr:

[AFG_gallery id=’91’]

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prazo para quitar dívidas na Receita Federal termina em 1º de abril

Pessoas físicas e jurídicas podem aderir ao Programa de Autorregulação Incentivada de Tributos ...

Gilmar Mendes vota por ampliar alcance de foro privilegiado no STF

Foto: Felipe Sampaio/STF Ministro concedeu habeas corpus para manter processo de senador 29 de...

MC Guimê revela novo romance após fim do casamento com Lexa

Seis meses após anunciar a última separação de Lexa, MC Guimê falou, pela primeira...

Governo detalha bloqueio de R$ 2,9 bi e 13 ministérios são atingidos

O governo federal detalhou, em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da...

Mais para você