ITAMARAJU | SAMU realiza treinamento para dentistas

O Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 12) de Itamaraju, por meio do Núcleo de Educação Permanente de Saúde, efetuaram um treinamento de Suporte Básico à Vida (SBV) para profissionais do setor de odontologia do município no Centro Especializado em Odontologia (CEO), nesta segunda-feira (13).

Seguindo padrões e técnicas internacionais da OMS (Organização Mundial da ou de Saúde), o treinamento apresentou aos dentistas e auxiliares de saúde bocal das unidades de saúde municipais, protocolos em atendimentos de risco.

Procedimentos em casos de risco em choque anafiláticos, traumas, cuidados e orientações no atendimento a vítimas em situações graves. 

O médico Arthur Maia e a equipe apresentaram técnicas que aprimoram o trabalho dos profissionais. “Eles aprendem o Suporte Básico de Vida em ressuscitação cardiopulmonar, com utilização de Desfibrilador Externo Automático (DEA), sendo demonstrado como executar em ações de risco”, explicou o coordenador Alex Soares dos Santos.

De acordo com o coordenador, a ação atendeu ao convite realizado pelos profissionais do setor odontológico, que tem o objetivo de uniformizar a linguagem dos serviços, reduzindo quaisquer riscos aos pacientes.

O médico do plantão relatou sobre protocolos e informações que serão solicitados em casos de atendimento com a central do SAMU 192, para identificar possíveis trotes.

Reforçando que nos casos de risco a vida o correto é iniciar os procedimentos, mas sempre notificar o serviço emergência.

Deixe seu comentário