InícioITAMARAJU | Sec. de Educação do Estado e autoridades municipais participam do...

ITAMARAJU | Sec. de Educação do Estado e autoridades municipais participam do lançamento do Projeto Escolas Culturais

O secretário estadual de Educação Walter Pinheiro, esteve visitando o município de Itamaraju, nesta quarta-feira (03), onde anunciou a implantação do projeto “Escolas Culturais”, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães.

A unidade dirigida pela educadora Clélia Henriqueta, passa a integrar a rede de instituições que oferecem o projeto que aproxima os alunos da cultura e arte.

O lançamento do projeto no município contou com apresentações artísticas protagonizadas pelos estudantes que envolveram dança, muita música, poesia, cordel, além da apresentação do coral desenvolvido nos moldes do projeto, envolvendo sempre estudantes, gestores e comunidade local.

Na oportunidade, o secretário Walter Pinheiro, que participou das atividades, realizou a entrega da manutenção da unidade escolar, que passa a contar com um auditório reformado, entrega dos equipamentos listados o projeto, nova pintura, autorizando ainda o início da cobertura da quadra de esportes da unidade de ensino.

Pinheiro ressaltou a importância da diversidade cultural do território e sobre a oportunidade de novos conhecimentos para os estudantes da região.

“A iniciativa busca implantar a cultura como parte do eixo pedagógico, e não apenas com ações esparsas. A ideia também é que a escola dê condição ao aluno que tiver interesse em seguir no caminho artístico, um espaço para sua formação, interagindo com manifestações culturais da região, da comunidade escolar e estudantes das redes estadual e municipal”, disse Pinheiro, que ainda autorizou a implantação de cursos técnicos de nível médio.

A diretora da escola, Clélia Henriqueta, destacou a iniciativa da secretaria em implantar cultura e arte nas escolas da Bahia. “Recebemos com muito orgulho esse projeto que só traz benefícios para os nossos estudantes, que são os verdadeiros protagonistas da escola. Agora contamos com um amplo auditório climatizado, uma sala de cinema e todo o material para que os nossos estudantes possam trabalhar cultura e arte dentro da escola. Isso é de extrema importância na formação desses meninos e um momento ímpar para o crescimento da nossa unidade escolar”, afirmou.

A banda Marcial do Complexo Integrado de Educação de Itamaraju foi a responsável por recepcionar todos os presentes e entoou clássicos como o sucesso na voz de Tim Maia, ‘Não Quero Dinheiro’.

O prefeito de Itamaraju [Marcelo Angênica], a secretária municipal de educação Juciara Pereira, os secretários Luiz Fábio (Finanças), Antônio Charbel (Obras), Dalvadisio Lima (Governo) e parlamentares Cristina do Hospital, Marcão da CUT e Egnaldo Fernandes, também participaram do momento solene.

Sobre o projeto

A iniciativa está sendo desenvolvida em 85 escolas nesta etapa e busca potencializar as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomentar novas atividades. As escolas que recebem o projeto estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, literatura, inovação, para o audiovisual e o empreendedorismo, entre outras atividades. Elas passam a contar com um coordenador cultural, além de um kit de audiovisual contendo duas caixas de som, dois pedestais, um projetor, um notebook, uma tela de 3X5m, e um kit com Livros, CDs e DVDs. O projeto é resultado de parceria entre as secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gleisi chama Campos Neto de “especulador medíocre”

Deputada diz que “comentários irresponsáveis” do presidente do Banco Central estão provocando “histeria” sobre...

Beatriz em A Fazenda? Carelli diz que ex-BBB é a cara do reality rural

Rodrigo Carelli, diretor de TV responsável por A Fazenda, falou sobre a possibilidade de...

Em meio a crise com Congresso, Lula quer reunião com Lira e Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL),...

Mais para você