InícioITAMARAJU | SENAR Bahia inaugura Centro de Capacitação Regional

ITAMARAJU | SENAR Bahia inaugura Centro de Capacitação Regional

   

Aumentando ainda mais a sua capilaridade de atuação no interior do estado, o Senar Bahia inaugurou nesta sexta-feira, 18, o Centro de Capacitação Regional da região do Extremo Sul da Bahia, em parceria com a Prefeitura do município e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju.

O espaço está localizado em uma área nobre no centro da cidade, com 900 m2, salas de aulas modernas e climatizadas, salas administrativas, área de alimentação, biblioteca, banheiros, duas salas com 40 lugares cada e sala de informática com 25 bancadas com equipamentos de informática e computadores.

Todos os ambientes do Centro são climatizados e devidamente aparelhados para que os produtores, trabalhadores rurais e suas famílias de toda a região possam utilizar e aproveitar da melhor maneira possível o empreendimento, que será uma fonte de conhecimento e transformação do homem do campo.

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica lembrou que assim que assumiu a Prefeitura, surgiu a oportunidade de trazer o Centro para Itamaraju, em parceira com o Senar Bahia. “A proposta de instalação do Centro nos foi apresentada pelo presidente do Sindicato Rural, Everaldo Santos Melo. Desde essa época, entramos na disputa com municípios vizinhos e hoje estamos vivendo uma realidade. Itamaraju recebe esse espaço com o firme propósito de tecnificar o produtor rural para gerar emprego e renda e melhorar a vida no campo”, concluiu.
Ele destacou ainda que o espaço é um dos mais modernos da cidade. “Precisamos fazer com que as tecnologias e informações cheguem aos nossos campos e, certamente, o Centro de Capacitação Regional do Senar irá proporcionar isto”, finalizou.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou que o Centro de Capacitação será um divisor de águas para o município e também para a região: “é uma nova etapa de ações do Sistema Faeb/Senar no Extremo Sul do estado, aproximando a entidade cada vez mais do produtor rural baiano, dos trabalhadores rurais e suas famílias.

O Senar Bahia já vem realizando um trabalho na região, com o Pro-Senar e com a Assistência Técnica e Gerencial continuada, programas que têm o firme propósito de melhorar ainda mais o setor agropecuário e essa Região tem muito potencial para ser explorado”, destacou Miranda.

Humberto também destacou que o Centro é mais um Pólo da Rede E-Tec e será uma fonte para a educação formal, com a disponibilidade de cursos técnicos em agronegócio, treinamentos e futuramente com novas ações que vão beneficiar a agropecuária. “Os cursos técnicos do Senar Bahia abrem portas para qualificação de homens e mulheres do meio rural, que buscam as oportunidades de crescimento no setor agropecuário, que é o mais promissor no mercado de trabalho”, declarou.

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, acrescentou que este é o sexto Centro de Capacitação do Senar Bahia no interior do estado e que agora chega para uma região já vocacionada na cadeia do agronegócio. “O Centro está aberto a toda a região, sendo uma casa do homem do campo, um local para formação de parcerias, com a probabilidade de ter capacitações constantes de pessoas além dos cursos técnicos em agronegócio. Além disso, nesse espaço também serão realizadas reuniões, encontros e eventos que visam levar conhecimento e a informação ao meio rural”, ponderou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo, o Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, vai proporcionar o crescimento da base econômica da região. “A parceria entre o Senar, o Sindicato Rural, e a Prefeitura Municipal, vai impulsionar a economia local, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo, através da Assistência Técnica, do ensino profissional, e da capacitação da mão de obra, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário com sustentabilidade”, disse.

O Diretor Regional do Sistema Faeb, Romeu Gazinelli, falou que a expectativa da região com o Centro é alavancar as ações da Faeb e do Senar no Extremo Sul da Bahia, através dos cursos técnicos. “A construção desses Centros vêm fortalecendo o Sistema S em todo o País, esse tipo de investimento só traz benefícios para o produtor e para o agronegócio”, declarou.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA FAEB SERVIÇOS – Durante a solenidade, o presidente Humberto Miranda fez o lançamento do FAEB SERVIÇOS, que passa a oferecer ao produtor e trabalhador rural, suas famílias e empresas rurais Planos de Saúde com abrangências estadual e nacional, voltados para a categoria, com preços a partir de R$ 248; temos também Seguros com as melhores condições e as principais seguradoras (seguro de vida, residencial, de máquinas e equipamentos, agropecuário, entre outros); Certificado Digital (Pessoa Física e Jurídica) e, em breve, o FAEB CARD. “O FAEB SERVIÇOS está sendo lançado em localidades estratégicas do estado da Bahia e hoje Itamaraju está sendo o segundo município a fazer parte desse novo projeto”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade, toda a comitiva da Prefeitura Municipal de Itamaraju: o Secretário da Agricultura/Meio Ambiente de Itamaraju, Ivan Favarato Filho; o Secretário de Administração; a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica; a Secretária de Educação, Juciara Silva; o Secretário de Finanças, Luis Fábio; o Secretário de Governo, Dalvadísio Lima; o Secretário de Obras, Antonio Charbel e o Secretário de Saúde, Elan Wagner).

Na comitiva do Sistema Faeb/Senar, além do Presidente e da Superintendente estavam: o vice-Presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias Souza; o vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura). Os presidentes de Sindicatos da Região do Extremo Sul: André Luiz Ferreira de Carvalho (Itapebi); Antônio Linhares (Ibirapuã); Celso Cipitelli (Porto Seguro); Dorivaldo de Almeida Neves (Teixeira de Freitas); Eliane Meneses (Eunápolis); Emetério Silva Neto (Lajedão); Frederico Castro (Mucuri); Gilberto Borlini (Itabela); Júlio de Moraes (Prado); Jorge Brito (Guaratinga); Maria de Fátima Mendes Reis (Medeiros Neto); Romeu Gazinelli (Itanhém); Waldenir Pinto Lapa Filho (Belmonte).

A partir deste mês, a sede do Sindicato Rural funcionará nas instalações do Centro de Capacitação, na Praça Marechal Castelo Branco, 1.615, bairro Centro, Itamaraju, Bahia, e-mail: [email protected], Telefone: (73) 3294-1302.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você