InícioItamaraju: Sociedade organizada se reúne em audiência sobre Segurança Pública

Itamaraju: Sociedade organizada se reúne em audiência sobre Segurança Pública

Itamaraju site - 2013-5

Com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a violência, criminalidade e impunidade no município de Itamaraju, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, juntamente com a 11ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade e Sindcomércio estiveram realizando na tarde desta quarta-feira (10), uma audiência sobre a segurança pública.

O evento aconteceu na sede da 43ª CIPM – Companhia Independente de Policia Militar, com apoio do Major Gilson Paixão e contou com a participação da sociedade Civil, Ministério público, Policia Civil, PRF, OAB, DETRAN, vereadores (Rubens Neves, Mazuk, Leo Lopes, Josélia, Evandro, Portugal, Zé do bolo, Chico do Hotel e Paulo Vitor), empresários, além dos secretários de obras e governo, e outros representantes de órgãos.

Itamaraju site - 2013-4

A discussão foi aberta pelo Presidente da CDL, Luiz Fábio, que expôs alguns dados estatísticos sobre a violência no município e da grande preocupação de se reverter esse quadro. Logo após a palavra foi franqueada pelas autoridades presente.

O Major Gilson Paixão falou do contingente de policiais militares que o município obtém e das dificuldades encontradas para a realização de ações preventivas no combate a violência e a criminalidade no município e distritos vizinhos.

Já o Delegado Gean Carlos do Nascimento explanou o assunto em pauta, destacando o descaso com a segurança do município pelos seus representantes políticos e através de dados estatísticos informou que desde os anos anteriores a 2008 o município possui mais de 140 crimes impunes. Em relação aos outros municípios o delegado destacou a importância de se ter mais delegados, para que esses processos venham ser agilizados em tempo abio, para que não sejam prescritos.

Itamaraju site - 2013-1

Hoje o município dispõe de apenas 116 PMs, 1 delegado de Policia Civil, 4 investigadores da Policia Civil que trabalham diariamente cobrindo o município de Itamaraju e Jucuruçu, além de mais de 30 distritos localizados em zona rural. Sabendo ainda que uma média de 12 PMs, saem de férias mensalmente.

Como representante do poder legislativo o vereador e presidente da câmara Rubens Neves, destacou a valorização da cidade, como símbolo da família acolhedora, que não pode perder ou fugir dos seus princípios de um lugar bom para se viver.

Itamaraju site - 2013-3

O ministério público, representado pelo promotor de justiça Augusto Joaquim listou algumas medidas emergenciais que podem ser colocadas em prática, em primeiro instante.

A criação do Disque denúncia com três dígitos, facilitaria no combate da violência. Monitoramento eletrônico da cidade, com instalação de câmeras de segurança, onde teria uma Central de comando e atendimento, com computares e sala de vídeo. Outro ponto foi à instalação de bases comunitárias da policia em bairros com altos índices de violência.

Itamaraju site - 2013-2

Durante as discussões ficou estabelecido a criação de um Conselho Municipal de Segurança, para buscar melhorias para o nosso município, junto a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

De acordo com representantes da CDL, outras reuniões serão realizaras durante o mês.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Redes obedecem STF e contrariam lei dos EUA, diz Allan dos Santos

Jornalista afirma que as big techs precisam dar explicações sobre o bloqueio de conteúdos...

Lula liga da Colômbia para evitar votação que susta igualdade salarial sob embate com Lira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Lula (PT) 17 de abril de 2024 |...

Aniversário de Brasília fechará trânsito da Esplanada no fim de semana

A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para trânsito de veículos entre as primeiras horas...

Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula

Relatório de deputado pró-Trump diz que ministro do STF tenta “forçar” o X (ex-Twitter)...

Mais para você