ITAMARAJU | Vereadores pedem agilidade nas transferências de pacientes em estado grave para o Hospital Municipal de Teixeira

Durante a manhã desta terça-feira (12), os vereadores do município de Itamaraju, estiveram reunidos em sessão ordinária para a aprovação de projetos e discussão de questões públicas de interesse da comunidade.

A bancada parlamentar foi dirigida pelo presidente Francisco da Chagas Feitosa Giló “o Chico Giló”, que inicialmente colocou em discussão a pauta a leitura da ata com o conteúdo da sessão, que posteriormente foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores.

O principal assunto discutido durante a plenária foi a demora nas transferências e avalições médicas especializadas em casos urgentes de pacientes de Itamaraju que aguardam por vagas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, os vereadores do município formaram uma comissão para cobrar mais agilidade nos procedimentos.

A Câmara quer respostas sobre as causas da demora para que pacientes consigam uma vaga, já que o município possui convenio e paga por esses atendimentos.  

A responsabilidade por essas vagas é da Central de Regulação, a direção do Hospital de Itamaraju emite um ofício solicitando a vaga e muitas vezes são negadas. Outras são obrigados a aguardam por dia, cessando as possibilidades e levando na maioria dos casos os pacientes a óbito.

“É muito triste vermos famílias conviverem com seus entes queridos num leito hospitalar sendo desassistido nos momentos mais difíceis. Quero deixar claro, para os profissionais que negam atendimento, que podemos negociar qualquer coisa, mas a única exceção são as vidas de pessoas que precisam da saúde” desabafou o vereador Rubens.

Os parlamentares propuseram formar uma comissão que buscará resposta dos hospitais conveniados na pactuação em Teixeira de Freitas, sobre a demanda assistida pelo órgão de saúde de Itamaraju, caso não esteja sendo ofertada, irão utilizar de ferramentas que responsabilizará os culpados pelas mortes.

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!