InícioCelebração Cultural marca passagem do Projeto Expresso Cultural

Celebração Cultural marca passagem do Projeto Expresso Cultural

Sensacional! É a definição dada pelos participantes de oficinas e atividades oferecidas pelo Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul durante a passagem pela cidade de Jucuruçu ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de Janeiro. A iniciativa foi apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e recebeu apoio financeiro, através do Edital Territórios Culturais, para realizar atividades de intercâmbio, capacitação e circulação de artistas do Território de Identidade Extremo Sul.

itamaraju - in jucuruçu

Já no primeiro dia, o ônibus com a caravana foi recebido em clima de festa, com direito a fogos de artifício e recepção na Praça de Jucuruçu. Nesse mesmo dia, na parte da tarde, já se iniciaram as oficinas de Teatro (com o ator e diretor Rai Alves), de Percussão (professor Junior) e de acordeom (professor Beleu). À noite aconteceu a abertura oficial do evento e na sequencia o público acompanhou a apresentação do Espetáculo Expresso Cultural, e no sábado o público acompanhou apresentações locais como o Samba de Couro e o Boi de Janeiro, ambos comandados pelo produtor cultural de Jucuruçu, o Rena Bariri.

itamaraju - in jucuruçu1

Na abertura, além de um grande público, compareceram o Presidente da Câmara de Jucuruçu – Ailson Costa, Luiz Dantas – Diretor de Cultura, Dangles Ribeiro – NASF, Uberlândia Pereira – Prefeita, Josimar de Jesus – Coordenador do Projeto, e Junieques Santos – Representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

itamaraju - in jucuruçu3

A prefeita do município, Uberlândia Pereira, disse ter ficado muito contente por Jucuruçu ter sido escolhido para ser a primeira cidade a receber o projeto, e afirmou que buscará desenvolver mais ações no campo da cultura: “Se preciso for, irei até Salvador buscar mais projetos como este aqui para nossa cidade. Jucuruçu tem uma cultura riquíssima e nós vamos ajudar a fomentar e preservar.”, disse Uberlândia em seu discurso.

itamaraju - in jucuruçu4

Já o Representante da Secult, Junieques Santos, agradeceu pelo fato sempre ter sido bem recebido pelo povo de Jucuruçu, e disse ainda que ações como essas podem ser propostas por qualquer pessoa ou entidade cultural, basta apenas participar dos Editais da SecultBA. Santos ainda afirmou que ficou muito feliz com a satisfação do povo em relação ao projeto: “O Poder Público cumpre seu papel quando trabalha em parceria com o povo. Nesse caso, o projeto que foi elaborado por um membro da sociedade civil, recebeu apoio financeiro do Estado e desenvolveu ações para o próprio povo, e isso é gratificante.”concluiu Junieques.

itamaraju - in jucuruçu2

Josimar de Jesus, o “Cowboi”, disse que ficou muito satisfeito com o resultado obtido. Segundo ele, as oficinas mobilizaram um número grande de pessoas que, inclusive, haviam solicitado tais atividades na conferência de 2013. Ainda segundo Josimar, o projeto agora seguirá para a cidade de Lajedão no próximo dia 30, e a equipe está ansiosa para poder levar as atividades para a cidade que possui a segunda menor população do Estado.

Resultados:

Oficina de Teatro

Já é possível perceber os resultados que foram obtidos com a passagem do projeto pela cidade. Rafa Brison, integrante do grupo teatral Jucurarte (desativado desde 2004), afirma que o grupo se sente motivado e irá reativar suas atividades. “Com a oficina oferecida, nos capacitamos e iremos reativar o nosso grupo de teatro para realizar apresentações na cidade e na região.”, disse Rafa.

itamaraju - in jucuruçu5

Já a Secretária de Educação, Carmem Ribas, disse que pretende realizar novas oficinas para aproximar ainda mais a Educação e Cultura, desenvolvendo e estimulando o potencial dos jovens de Jucuruçu.

Por | Ascom

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Macron diz que seria loucura assinar acordo Mercosul-UE como está

Após reunião, Lula disse que o presidente francês deve reclamar com os europeus e...

Lideranças do União Brasil cobram represália a deputados ligados a Bivar para ‘pacificar’ sigla

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados O ex-presidente do União Brasil, Luciano Bivar 28 de março...

Saiba a verdade sobre o flagra da ex de Lucas Buda no motel

A coluna Fábia Oliveira, que sempre sabe de tudo e mais um pouco,...

Para Macron, seria loucura fechar acordo Mercosul-UE sem ajustes

O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou a necessidade de alterações no acordo comercial...

Mais para você