InícioLéo Lopes, Luis Pitta e Chico do hotel protocolam projeto conta cobrança...

Léo Lopes, Luis Pitta e Chico do hotel protocolam projeto conta cobrança da taxa de esgoto

Os vereadores Léo Lopes, Luis Pitta e Chico do Hotel protocolaram no dia 01/08/2013, na Câmara Municipal de ITAMARAJU – Projeto de Lei proibindo a cobrança da taxa de esgoto da Embasa. A expectativa é que nesta terça-feira, no retorno do recesso parlamentar o projeto de lei entre em tramitação.

PROTOCOLO EMBASA

Segundo o Vereador e Advogado Leandro Almeida Lopes o “Léo Lopes” (PPS) “a cobrança da taxa de esgoto é um absurdo, pois sequer existe um serviço de qualidade em nosso município, onde toda população pode ver os inúmeros defeitos deixados pelas obras da Embasa por onde esta passou, e, a recuperação sendo feita pelo próprio município com dinheiro do contribuinte”.

O parlamentar disse ainda que “para entrar com este Projeto de Lei junto a Câmara de Itamaraju, foi necessário muito estudo no que diz respeito a sua Legalidade e Constitucionalidade, para que não fosse um projeto copiado de outros municípios, tanto é que as argumentações e justificativas para aprovação do projeto de lei são muito mais ricas e aprofundadas juridicamente do que qualquer outro que tenho visto, e, acredito na aprovação rápida deste projeto de interesse de toda população de Itamaraju”.

Para Léo Lopes a questão é ampla e rica de discussão, pois existem 4 teses a serem discutidas segundo o parecer justificativo anexado ao Projeto de Lei, apresentado pelo próprio vereador Léo Lopes em conjunto com Luis Pitta e Chico do Hotel, que têm como conclusão as seguintes colocações:

 

I – Não houve contrato licitatório entre o Poder Concedente (Município) e o Concessionário acerca da obra pública geradora da “Tarifa”;

II – A legislação que permite a cobrança não foi formulada pelo poder concedente, o Município, o que fere a autonomia Local e o princípio constitucional da simetria;

III – Ao ser formulada/pactuada por um Ente federativo (Estado) diverso do local (Município), considera-se que a cobrança tarifária é inválida, e ilegal.

IV – Se a cobrança fosse válida – o que não se considera! – a natureza jurídica da cobrança pelo serviço público (essencial), ainda que denomine como “Tarifa”, característica típica atinente ao regime jurídica das sociedades de economia mista, é, em verdade, “Taxa”; evidenciando a longa manus do Estado atuando por meio de empresa estatal, onde figura como maior acionista, e sem disputa de mercado – monopólio – com forte intenção de driblar princípios constitucionais e tributários. 

 

“Assim, em face da Constituição Federal de 1988, é a legislação municipal que deverá tratar da política tarifária nas concessões dos serviços de competência dos Municípios. Permitir o contrário é afrontar claramente a autonomia dos entes federativos”, acrescentou o vereador Léo Lopes que disse ainda “acredito no sucesso deste Projeto e alerto a população no sentido de que o projeto sendo aprovado pela Câmara Municipal de Itamaraju, dará direito a todos aqueles que forem cobrados entrarem na justiça pela cobrança indevida”, mas destacou que “todos esses esforços serão somados a tantos outros que estão sendo realizados, como o Agravo Regimental impetrado pelo Ministério Público da Comarca de Itamaraju e tantos outros Municípios que estão em desacordo com tamanho absurdo, e, que ao final o Poder Judiciário que encerrará a discussão sobre o tema dará definitivamente ao povo este direito, pois conforme se vê existem argumentos firmes e legais para a não cobrança da taxa de esgoto”, finalizou o jovem parlamentar.

Por / ASCOM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse...

Qual distribuidor de móveis para escritório oferece os melhores produtos?

Você está em busca do melhor distribuidor de móveis para escritório? Neste artigo, vamos...

Governo entregará nesta 6ª proposta para cessar greve na educação

Professores e técnicos administrativos de instituições federais de ensino pedem reajuste salarial ...

Justiça Militar absolve coronel após acusação de assédio contra seis oficiais mulheres

Foto: Divulgação Superior Tribunal Militar 19 de abril de 2024 | 10:34 A...

Mais para você