InícioMaternidades Estaduais aderem à estratégia QualiNEO

Maternidades Estaduais aderem à estratégia QualiNEO

O subsecretário da Saúde do Estado, Adil Duarte, destacou que a Sesab apóia todas as ações para a melhoria da assistência. “Eu acho muito importante envolver as três esferas de governo. Esse poblema de ser enfrentado sempre de forma coletiva”, pontuou o Subsecretário, que assinou o documento de adesão.

A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde e apresentada aos estados prioritários – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe – com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 Nascidos Vivos). Os critérios para a seleção foram a existência de Centro de Referência no Método Canguru, Hospital de Ensino ou maternidade que concentram o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

A Estratégia QualiNEO reúne as principais ações para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, tendo como principal desafio a integração da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), Prevenção de Infecção, Reanimação Neonatal, Transporte Neonatal e alta hospitalar segura.

Oficina

Nos dias 17,18 e 19, será realizada a Qualificação da Atenção Neonatal, contemplando 40 profissionais das maternidades selecionadas, além de profissionais da Unidade de Referência Estadual de Banco de Leite Humano e das Diretorias da Atenção Especializada, Atenção Básica, Gestão do Cuidado, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica. A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na Estratégia QualiNEO em 24 meses, e os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão o “SELO QualiNEO” de certificação, que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Referências em cuidado neonatal, visita guiada à Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, estudo de casos, apresentação da Plataforma e Portal QualiNEO e elaboração do plano de ação integram a programação da oficina.

Ascom Sesab – Geral/qualineo2

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Haddad pede compromisso ao Congresso para votar tributária em 2024

O ministro da Fazenda foi à Residência Oficial do presidente do Senado nesta 4ª...

Fachin e Gilmar são a favor de registro na Justiça e prazos para apurações do Ministério Público

Foto: Antonio Augusto/ STF Os ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes, do STF...

Wanessa tira satisfação com bailarina que não olhou para ela no BBB 24

Wanessa Camargo participou do BBB 24 e ficou chateada com uma situação específica no...

Senado vota Perse na próxima terça. Daniella Ribeiro será relatora

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quarta-feira (24/4), que a...

Mais para você