Médico e vereador pradense, Dr. Fernando morre aos 78 anos

O médico e vereador Fernando Rodrigues Filho morreu no início da madrugada desta segunda-feira (17/12) no Hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas, aos 78 anos.

1(442)

O enterro está marcado para as 5h da tarde de hoje no Cemitério Campo Santo, em Prado.Fernando Rodrigues Filho 05/04/1934 – 17/12/2012

A chegada do corpo está programada para as 8h e o velório será realizado na Avenida 2 de julho, 326, centro (Casa de dr. Fernando).

Luta contra o câncer

Dr. Fernando, como era conhecido, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sobrasa desde a última semana, devido a complicações após a primeira sessão de quimioterapia para tratamento de câncer na próstata.

O organismo de vereador não reagiu bem aos medicamentos e as funções renal, respiratória e hepática ficaram comprometidas. Na última quinta-feira (13/12), os rins e o fígado do vereador pararam de funcionar e, após intenso tratamento, os órgãos voltaram às suas funções entre sexta (14/12) e sábado (15/12).

Apesar da aparente melhora, na noite do último domingo (16/12) o edil voltou a apresentar complicações, desta vez de maneira mais intensa. Mas ele não resistiu ao novo quadro e faleceu por volta da 00h e 5m.

 

Dr. Fernando, médico, amigo, político

Como profissional, Dr. Fernando teve momentos marcantes na carreira. Ajudou a formar o primeiro Posto de Saúde do Município de Prado e sempre destacava, em suas conversas, que o atendimento médico que marcou a sua vida. Ele foi quem atendeu o pradense Bernardo Almeida que, na década de 70, teve o braço esquerdo arrancado em um acidente automobilístico. Na época, pacientes em estado grave eram socorridos na então vila de Eunápolis e Fernando conseguiu suturar o ferimento e manteve o amigo vivo por 6 horas até a chegar ao hospital com mais estrutura. Bernardo morreu 40 anos depois de causas naturais.

Fernando era conhecido como “médico de todos”, pois atendia diariamente pacientes em sua residência na Avenida 2 de julho. Nunca cobrava pelas consultas.

Entre os sonhos que tinha, realizou vários. Viu todos os 4 filhos formarem em nível superior, tendo o caçula, Fabiano Rodrigues, formando-se também médico.

3(145)
Dr. Fernando com filhos e esposa: Flávio, Fabrício, Fabiano, dona Lucinha e Nando

Recentemente, Dr. Fernando realizou o sonho de atender ao lado do filho. O fato ocorreu no mês de maio passado, no Dia das Mães, quando ambos atenderam cerca de 450 pacientes no São Brás, bairro humilde da cidade de Prado.

Na política, Dr. Fernando foi eleito vereador pela primeira vez em 1973 e atualmente passava pelo 7º mandato como legislador. Em 1977 exerceu mandato de vereador de 6 anos e, em 1982, elegeu-se vice-prefeito ao lado de Antônio Barreto da Silva.

Prestativo, não tinha vaidade e não fazia política para ganhar as eleições a que concorria. “Era um candidato natural”, afirmavam os amigos.

Não concorreu nas eleições de 2012, mas teve o prazer de ver o filho médico eleger-se vice-prefeito de Prado.

Não poderá acompanhar a diplomação na próxima quarta-feira (19/12) e nem a posse em janeiro mas, de onde estiver, com certeza, estará aliviado com a sensação de dever cumprido.

“Dr. Fernando escreveu com louvor uma história de dedicação, humildade e amor ao próximo que jamais será esquecida. Aqui ficam os sentimentos desse humilde redator que, também, foi atendido por esse grande médico que não cobrava pela tarefa de salvar vidas. ”

Por / Marcio Hack

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!