InícioMetade das casas no Brasil não tem acesso à internet, diz pesquisa

Metade das casas no Brasil não tem acesso à internet, diz pesquisa

Apenas 50% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet em 2014, segundo a 10ª edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada na manhã desta terça-feira (15) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). O dado aponta um déficit de conectividade para 32,3 milhões de lares do país, que está ligado à classe social e à área de residência.

images

Na classe A, como aponta o estudo, a proporção de domicílios com conexão é de 98%. O índice cai para 82%, na classe B, e para 48%, na classe C. O resultado é ainda menor nas classes D e E. A internet está presente em apenas 14% dos lares dessas famílias.

Um déficit que não está ligado exclusivamente à questão de renda, mas também à falta de infraestrutura para acesso às bandas largas. Considerando as áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 54%, enquanto nas áreas rurais é de 22%.

Chamada TIC Domicílios 2014, a pesquisa foi realizada em mais de 19 mil domicílios do país, entre outubro de 2014 e março de 2015, e tem o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação dos brasileiros, o acesso individual a computadores e à internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

CGI.br

E o celular?
“A série histórica da TIC Domicílios tem mostrado a permanência da desigualdade no acesso”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. Segundo ele, nem mesmo o “crescimento da internet móvel” ajudou o Brasil a superar por completo o desafio da universalização do acesso à internet.

Como explicou o Cetic.br, em 2014, as conexões residenciais realizadas por telefone celular foram incorporadas ao conceito de acesso domiciliar à internet, conforme recomendação internacional. A mudança ajudou no crescimento de sete pontos percentuais no indicador geral — no ano interior, apenas 43% dos lares brasileiros tinham acesso à rede.

Ao todo, 47% dos brasileiros com 10 anos ou mais usaram internet pelo smartphone em 2014 –o que representa, em números absolutos, 81,5 milhões de pessoas. O índice mais do que triplicou nos últimos três anos: em 2011, essa proporção era de 15%.

“O smartphone tem permitido a inclusão de cidadãos que não acessavam a rede, principalmente por ser um dispositivo barato, apesar de todas as limitações. É uma forma inclusão digital de uma parcela importante da população –sobretudo da população de baixa renda”, informou Barbosa.

Veja dados divulgados pela TIC Domicílios 2014

76% pelo celular
A pesquisa investigou os dispositivos utilizados pelos indivíduos para acessar a internet, constatando a preferência pelo telefone celular (76%), seguido do computador de mesa (54%), notebook (46%) e tablet (22%)

84% acessam todos os dias
A maioria dos usuários de internet pelo celular afirmou acessá-la todos os dias ou quase todos os dias

2% têm conexão discada
Número de domicílios com acesso internet que ainda usam a conexão discada. A banda larga fixa chega em 67% desses lares, enquanto o alcance da banda larga móvel é de 25%

60% possuem notebooks
Número de residências com acesso à internet que possuem notebooks. Já os tablets estão presentes em 33% dos domicílios

66% têm Wi-Fi
Pela primeira vez, a pesquisa mediu a disponibilidade de redes sem fio Wi-Fi nos domicílios e constatou que 66% das moradias com acesso à internet dispõem desse tipo de rede

55% usam internet
O percentual de brasileiros de 10 anos ou mais que são usuários de internet chegou a 55%, o que corresponde a 94,2 milhões de usuários

83% mandam mensagens
A atividade mais realizada pelos usuários de internet nos três meses anteriores à pesquisa é o envio de mensagens instantâneas, a exemplo de chat do Facebook, chat do Skype ou WhatsApp

76% navegam em redes socias
A TIC Domicílios 2014 também aponta que a participação em redes sociais figura entre as ações mais citadas, com 76%. Já assistir a filmes ou a vídeos é comum a 58% dos usuários brasileiros.

Por | Tecnologia.UOL

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Anatel endurece regras contra empresas que fazem ligações telefônicas abusivas

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para combater...

Mais para você