InícioMicrosoft lança novo preview do Windows 10 Mobile

Microsoft lança novo preview do Windows 10 Mobile

A data de lançamento do Windows 10 para computadores se aproxima cada vez mais, trazendo mais recursos a cada nova build. Contudo, a versão do sistema operacional para mobile ainda está caminhando para evoluir, pois deve demorar um certo tempo até aparecer nos smartphones.

24191939176429[1]

Assim como na versão de PC, a Microsoft disponibiliza algumas builds do OS para que alguns Beta testers possam dar feedback sobre os problemas e possíveis melhorias para o sistema. O lançamento mais recente é a versão 10136, que, entre as novidades, traz a Cortana – assistente pessoal de voz –, melhorias na câmera e modo de uso para uma mão.

Contudo, há uma ressalva: se você pretende utilizar essa versão Beta, saiba que existem problemas sérios que podem comprometer o seu aparelho. Após a atualização, a tela de bloqueio fica travada e sem mostrar a data e horário. É imperativo que você não tente utilizar o aparelho até a situação normalizar – algo que dura cerca de 10 a 15 minutos.

Mudanças: modo de uso para uma mão é bem-vindo

É comum andarmos na rua ou realizarmos nossas tarefas enquanto utilizamos o smartphone em uma das mãos. Contudo, usar o celular dessa forma nem sempre é a melhor maneira de usufruir de um aparelho. A Microsoft sabe disso e decidiu lançar um modo único para o Windows 10 Mobile.

www.youtube.com/watch?v=m4OKN9QJH9Y

Os dispositivos com telas maiores que 5 polegadas ficam desengonçados em mãos pequenas e podem até mesmo sofrer quedas por mal uso. Para utilizar o modo de uma mão, basta apertar e segurar o botão central para o display se mover e você poder acessar o conteúdo da parte superior do aparelho. Para fazer a interface rolar para baixo, é preciso apenas apertar e segurar o mesmo comando novamente ou esperar um pouco.

O próximo destaque é a Cortana, a assistente pessoal do Windows Phone. Segundo a empresa, a funcionalidade está bem próxima do que podemos esperar da versão final. Alguns pequenos ajustes foram realizados: além da possibilidade de receber notícias sobre voos e fazer perguntas sobre o tempo, ações e conversões monetárias foram implementadas.

Melhorias nas fotos e em outras pequenas funcionalidades

Outro ponto que recebeu aprimoramentos foi o aplicativo Fotos do Windows 10 Mobile. Além da tão esperada opção de dar zoom nas imagens – através do toque duplo na tela –, existe agora a possibilidade de filtrar todas as imagens da galeria por meses, sendo uma alternativa útil para organizar o seu conteúdo.

Alguns aparelhos Lumia, como o 640, 640 XL, 930 e 1520, podem baixar também o Lumia Camera Beta, um utilitário que dá mais ferramentas para melhorar a captura de fotos em aparelhos da mesma marca.

As outras correções são menores, como a eliminação do problema em que o touchscreen não funcionava em algumas ocasiões, a correção da dimensão da imagem de fundo e alguns glitches e bugs visuais. O Windows Phone 10 Mobile ainda não tem data de lançamento definida, mas é esperado que o OS da Microsoft saia até o final do ano.

Por | VentureBeat – Emil Protalinski

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF libera bicheiro Rogério Andrade para assistir a desfile das escolas de samba

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a retirada da tornozeleira eletrônica e revogou o...

CNBB cita preocupação com extremismo e pede que cristãos votem

Bispos do Brasil pedem a participação política nas eleições de 2024 para evitar intolerância...

Mais para você