InícioMinistério Público de SP pede retirada de vídeos de youtubers mirins por...

Ministério Público de SP pede retirada de vídeos de youtubers mirins por ‘propaganda velada’

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação para pedir à Justiça que o Google, dono do YouTube, tire do ar vídeos de youtubers mirins, por considerar que eles fazem “propaganda velada” para crianças.

No pedido, o promotor do MP-SP Eduardo Dias alega que as empresas enviaram aos youtubers brinquedos e outros objetos para que eles façam vídeos mostrando estes produtos, “como verdadeiros promotores de vendas”. A ação está em segredo de justiça.

O MP pede que os vídeos listados fiquem indisponíveis. Também pede a adoção de meios para impedir a monetização dos vídeos com propaganda infantil.

“Quando um vídeo é monetizado, o YouTube faz uma análise de conteúdo. O Ministério Público quer que a plataforma use a análise como forma de barrar o abuso da publicidade”, esclarece a advogada Livia Cattaruzzi, do programa Criança e Consumo do Instituto Alana.

A ação do MP foi ajuizada contra o Google, não as empresas. “Dentro de uma ação de consumo, quem fornece o serviço também pode responder. O YouTube é a plataforma utilizada pelos anunciantes, o MP entende que ele tem responsabilidade”, explica Cattaruzzi. Isso não impede que o órgão adote medidas contra as empresas citadas.

Histórico de denúncias
Segundo a advogada, a ação civil pública é resultado de três denúncias feitas pelo Instituto Alana nos últimos anos:

Em 2015, o instituto denunciou o McDonald’s pelo envio de brindes do McLanche Feliz para youtubers fazerem propaganda antes do lançamento oficial.
Em 2016, a ONG pediu para o Ministério Público investigar 15 empresas por vídeos que mostram brinquedos, roupas, mochilas e outros. São vídeos de “unboxing”, populares no YouTube, em que as crianças abrem e mostram os produtos.
Em 2017, fez denúncia contra uma promoção feita pela Mattel com uma youtuber mirim. Os seguidores participaram de um desafio e ganharam produtos “Monster High”.

Para o Instituto Alana, as empresas enviam os produtos para fazer publicidade abusiva e ilegal. As companhias negaram, na época, que tenham feito publicidade irregular. Saiba mais sobre o caso das 15 empresas.

A polêmica do ‘unboxing’ e a publicidade infantil no Brasil
A situação legal da propaganda infantil no Brasil não é clara: ela é considerada abusiva, mas não há punição prevista em lei.

Segundo a advogada, os órgãos de defesa do consumidor e da criança podem aplicar multas, firmar termos de ajustamento de conduta com empresas e entrar com ação civil pública.

Maratona youtubers: passei 10 horas vendo canais infanto-juvenis e sobrevivi para contar

Os vídeos de “unboxing” no YouTube podem ser considerados abusivos no Brasil por dois motivos:

O Código de Defesa do Consumidor diz que o anúncio deve ser identificado como publicidade “fácil e imediatamente”. Propaganda disfarçada de brincadeira não vale.
Em 2014, foi considerada “abusiva a publicidade dirigida à criança”, com uso de estratégias como linguagem infantil, uso de pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil, personagens ou apresentadores infantis e outras.
A resolução acima é do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão hoje ligado ao Ministério dos Direitos Humanos. Vários advogados e ONGs de defesa das crianças consideram que ela torna ilegal qualquer propaganda voltada ao público infantil.

Outras entidades acham que deve apenas haver certos limites para que a publicidade não seja nociva às crianças. O Conar, por exemplo, aceita estes anúncios, desde que não tenha certos elementos como verbos imperativos (“compre”, “use”) ou a publicidade velada.

Esta ação do MP-SP não é a única contestação recente à ação de youtubers mirins.

Em fevereiro de 2018, o Conar advertiu os irmãos Neto (Felipe, 22 milhões de seguidores, e Luccas, 17 milhões) por um vídeo em que eles pediam para crianças participarem de um sorteio por telefone. Cada ligação custava R$ 6. Eles tiraram o vídeo do ar.

Em 2016, o MPF-MG pediu para o Google incluir em todo o site um aviso de que a publicidade infantil é proibida e abusiva. A empresa ganhou em primeira instância: o juiz disse que o Google não é obrigado a colocar aviso, e que cada vídeo deve ser analisado individualmente. O MPF-MG recorreu, mas não houve nova decisão.

Por | G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você