InícioMP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

MP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

O Ministério Público investiga se um “esquema profissional” de propagação de notícias falsas (fake news) está em prática, afirma o vice-procurador-geral Eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, número 2 do Ministério Público durante as eleições.

A Procuradoria está investigando as notícias falsas que surgiram durante o primeiro turno das eleições e sobre o possível uso de pessoas contratadas para divulgar as fakew news contra adversários políticas. “A lei eleitoral fala que contratar alguém para difundir na internet propaganda negativa é crime, então como é um crime a gente tem que encontrar quem isso fez”, afirmou Medeiros.

O preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada

O vice-procurador-geral ainda comentou que “o que é preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada, é isso que é grave. É isso que está investigado em alguns casos”.

Sobre liberdade de expressão, Medeiros acredita que ela deve ser protegida no combate às notícias falsas e que as pessoas não devem ter medo de expressar opiniões — contudo, é recomendável checar a veracidade de uma notícia antes do compartilhamento. “A liberdade de expressão é sagrada”, afirma. “Estamos numa democracia, não se pode ir para uma eleição com as pessoas com medo de falar. O que a gente pede é que as pessoas sejam zelosas quando passam adiante uma informação que elas receberam e não conhecem a qualidade ou a densidade daquilo, mas a gente não pode instalar um estado de repressão, uma mordaça nas pessoas, para que elas tenham medo de falar”.

Por | Uol

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você