InícioMST ocupa três áreas de empresas de celulose no Extremo sul da...

MST ocupa três áreas de empresas de celulose no Extremo sul da Bahia

MST ocupa três áreas de empresas de celulose no Extremo sul da Bahia abrindo a jornada de mobilização das mulheres no Brasil
Mais de 1.200 mulheres integrantes da Via Campesina ocuparam nessa manhã de segunda feira 04/03 uma área da Veracel Celulose no município de Itabela e duzentas famílias ocupam duas áreas da Suzano celulose em Teixeira de Freitas, abrindo assim a jornada de mobilização das mulheres no estado da Bahia.
image (1)
 
Pela terceira vez consecutiva as Sem Terra ocupam as terras de empresas de eucaliptos denunciando a sociedade a ofensiva do agronegócio e os impactos ambientais e sociais que essas empresas provocam na vida da população,segundo dados da Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul Da Bahia- CEPEDES- as empresas Veracel, Fíbria e Suzano nos últimos vinte anos se apropriaram de aproximadamente um milhão de hectaresterras só nessa região. Como resultado disso os impactos sociais e ambientas estão explicito no retrato deste território.
image (2)
 
A Larga escala desta produção de floresta, planta também conhecida como deserto verde provocou uma intensa destruição da biodiversidade, pois em seu sistema não sobrevivem outras espécies de plantas, bem como causa a degradação e contaminação dos recursos naturais, hídricos e solos. No entantoessas empresas vendem uma imagem de desenvolvimento no campoocultando a problemática causada com o intuito de sugar do estado recursos públicos de investimentos para conseguir exportar a celulose derivada de seus extensos plantios de eucalipto.
 
Em contraposição a essa dominação as mulheres camponesas levantam a bandeira em defesa da agrobiodiversidade e da reforma agrária, reivindicando do estado investimentos na pequena agricultura e na produção de alimentos saudáveis necessários para o desenvolvimento sadio da população brasileira.
image
 
Nos últimos quatro anos o MST vem travando uma intensa luta contra o monopólio da terra por parte das empresas, contabilizando até agora 22 ocupações “se as empresas não sinalizarem um processo de negociações com êxito poderá chegar até 30 ocupações até o abril vermelho, afirma Eliane Oliveira da direção estadual do MST.
 
Por /mst.org.br
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jornalista português pró-Bolsonaro anuncia nova viagem ao Brasil

O jornalista português Sérgio Tavares anunciou neste sábado (20.abr.2024) que está a caminho do...

“Gigolô sem vergonha”, diz Nego Di ao detonar Davi, do BBB24

Nego Di voltou a ser ter o nome em destaque depois de alfinetar Davi...

Revoltado, Davi se manifesta sobre o fim do namoro com Mani Reggo

Na noite dessa sexta-feira (19/4), Davi Brito abriu uma live no Instagram e...

Mais para você