InícioMUCURI | Mulheres sem terra ocupam a fábrica da Suzano e Celulose

MUCURI | Mulheres sem terra ocupam a fábrica da Suzano e Celulose

Na madrugada desta segunda-feira (05), mais de mil trabalhadoras rurais Sem Terra ocuparam a frente da fábrica Suzano papel e celulose, localizada em Mucuri, no extremo sul da Bahia.

As mulheres denunciam os problemas relacionados a crise hídrica no município, causados pela produção em grande escala de eucalipto; a pulverização aérea realizada nas áreas da Suzano; os monocultivos; e uso de sementes transgênicas no manejo produtivo.

Dois pontos da denúncia merecem destaque. O primeiro é o processo de pulverização área que é proibida por lei em alguns municípios do Espirito Santo. De acordo com o relatório apresentado pela subcomissão que debate o tema na Câmara dos Deputados em Santa Catarina cerca de 70% dos agrotóxicos aplicados por aviões não atingem o alvo. São jogados diretamente no entorno, áreas urbanas, rios, animais, propriedades dedicadas ao cultivo orgânico, além de causar a mortalidade de insetos importantes para a polinização das plantas, como abelhas e borboletas.

Outro elemento da denúncia, que ganha destaque com a ocupação, é o plantio desenfreado de eucalipto. As mulheres Sem Terra afirmam que os monocultivos tem provocado uma grande crise hídrica na região por conta do alto consumo das árvores, que plantadas sem responsabilidade social e com objetivos financeiros, têm secado os mananciais de água doce.

Para Maristela Cunha, da direção estadual do MST, não se pode aceitar uma empresa que não respeita o meio ambiente e nem as pessoas. “Estamos aqui para dizer que não aceitamos monocultivos de eucalipto em nossa região. Queremos solução para questão hídrica em Mucuri já e que nossas pautas sejam atendidas”, enfatiza.

Jornada Nacional

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que prevê a mobilização de milhares de trabalhadoras do campo e da cidade em todo país com o objetivo de rechaçar o governo golpista de Michel Temer, bem como todas as medidas de sua pasta. Com o lema “Quem não se movimenta, não sente as cadeias que o prendem”, a Jornada na Bahia denuncia as privatizações, a violência, os latifúndios improdutivos e pauta a construção da Reforma Agrária Popular, com foco na luta pela democracia.

Fonte | Do Voz do Movimento
ASCOM MST

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sindicato irá à Justiça contra regra que reduz prazos de fiscais

Portaria do Ministério da Agricultura mudou as normas; auditores dizem que prazos menores prejudicam...

Bolsonaro divulga a aliados vídeo com supostas imagens de miséria de yanomamis

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro...

Daniel Alves comemora liberdade provisória com festão

Depois de pagar 1 milhão de euros de fiança, equivalente a mais de R$...

Mais para você