InícioEditorialMutirão de limpeza em Caravelas marca Dia Mundial da Limpeza de Praia...

Mutirão de limpeza em Caravelas marca Dia Mundial da Limpeza de Praia no Sul da Bahia

Neste sábado, 15 de setembro, o Projeto Baleia Jubarte em parceria com o Patrulha Ecológica – Escola da Vida e a Associação Ambientalista Jogue Limpo tem um compromisso marcado: a 16ª edição da Limpeza de Praias do Município de Caravelas, extremo sul da Bahia. A ação comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praias e mobiliza comunidade, escolas, poder público sociedade civil. Serão 7,3 km percorridos a partir das 7h da manhã. Para Kid Aguiar, educador ambiental e geógrafo do Instituto Baleia Jubarte “o grande exemplo que se busca com a iniciativa não é apenas deixar a praia limpa e sensibilizar a população, e sim educar e despertar as gerações presentes para um futuro que vão herdar”.

Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Arquipélago de Abrolhos, situado na região de mesmo nome, que constitui um dos principais celeiros de biodiversidade do planeta e o principal berçário das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. É também para chamar a atenção das comunidades próximas e da sociedade em geral para sua importância e riqueza natural que a Limpeza de Praias do Município de Caravelas é realizada, anualmente, diminuindo a quantidade de lixo que chega a região e informando e construindo junto à população uma mentalidade mais comprometida
com o meio ambiente.

Além de resíduos mais comuns, a cada edição são encontrados objetos inusitados descartados de forma inadequada pelo ser humano. Em 2011 foram encontrados, por exemplo, uma geladeira e um fogão. Não há uma previsão da quantidade de lixo a ser recolhida no mutirão de limpeza que se realizará no próximo sábado. Sabe-se, entretanto, que no ano passado foi coletada quase uma tonelada de resíduos, sendo que 61% deste total foram só de plástico. O restante se dividiu, principalmente, entre: vidro, borracha, metal, papel, tecido, isopor e mistura (spray, restos de lâmpadas, pedaços de sandálias, entre outros).

Nos dias após a Limpeza o resultado será divulgado pelo Projeto Baleia Jubarte, que é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Além do PBJ, coordenam e participam da ação: Patrulha Ecológica – Escola da Vida, a Organização Sócio-Ambiental Jogue Limpo, W 10, ZM Embalagens – Saco oxibiodegradável para lixo,Prefeitura Municipal de Caravelas, Cepene, Ecomar, RESEX de Cassurubá, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Supermercado Super Mais, Arekypa Beer, CI Brasil e Restaurante Tio Berlindo.

Por /  Ascom – imagem Caravelas news

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Justiça torna Renan Bolsonaro réu por fraude em empréstimo bancário

Filho do ex-presidente é acusado pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica...

Marielle: MP é acionado sobre suspensão de Braga Netto do Exército

A deputada Luciene Cavalcante, do PSol de São Paulo, pediu nesta quinta-feira (28/3) que...

Varginha Esporte clube, projeto inovador e de sucesso

O Varginha Esporte Clube iniciou a temporada 2024 com grandes novidades, sendo os novos...

Mais para você