InícioNão aguenta a lentidão do celular? Veja 10 dicas para deixá-lo mais...

Não aguenta a lentidão do celular? Veja 10 dicas para deixá-lo mais rápido

A velocidade de navegação do sistema de um smartphone é responsável pelo nível de satisfação do usuário. Não adianta ter ferramentas sensacionais se o sistema travar e demorar a executá-las. Quando o celular começa a engasgar, é possível adotar algumas opções que ajudam a melhorar o desempenho.

mulher-falando-no-telefone-celular-1289412296341_956x500

A equipe do UOL Tecnologia separou dicas para quem quer deixar o celular mais ágil. Todas elas podem ser feitas com facilidade e não exigem muito conhecimento técnico do usuário.

1. Desative animações e gadgets
A utilização de recursos animados e gadgets pode comprometer o desempenho dos smartphones. Apesar de deixarem o sistema mais simpático e “bonitinho”, as opções exigem mais do processador. Por isso, é ideal que o usuário desative esse tipo de função se quiser aumentar a velocidade do aparelho. As modificações podem ser feitas facilmente na parte de configurações dos aparelhos.

2. Instale um antivírus
Apesar de consumir parte da memória do aparelho, recomenda-se que o usuário (em especial do Android) instale um antivírus. As chances de ser contaminado por vírus ou malwares são bem menores quando a navegação é feita de forma segura. Caso o usuário seja infectado, a produtividade do dispositivo despenca e o sistema fica lento.

3. Apague apps inúteis
Muitos usuários cultivam uma série de aplicativos inúteis. A dica é desinstalar todos os programas que não são usados. Os apps consomem espaço da memória interna dos smartphones, que quando está cheia pode comprometer a agilidade do sistema. Vale a pena fazer uma limpeza quando o celular apresentar lentidão.

4. Use os serviços de nuvem
Para deixar a memória interna mais folgada, o usuário pode optar por recursos de armazenamento em nuvem. Quem usa o sistema Android salva arquivos facilmente no Google Drive. Os adeptos do iOS usam por padrão o iCloud. Também é possível optar por Dropbox e OneDrive (esse, bem útil no Windows Phone). Assim, os conteúdos salvos na nuvem podem se apagados do aparelho e liberam espaço.

5. Instale um otimizador
O usuário pode instalar aplicativos desenvolvidos para otimizar o sistema dos smartphones, como o Clean Master (http://zip.net/bdrWP6). Os softwares ajudam a remover arquivos inúteis que acabam ficando salvos na memória do celular. Ao fazer a limpeza e organizar o aparelho, a navegação fica mais rápida e prática. A memória também ganha espaço e eficiência.

6. Feche aplicativos
Não deixe aplicativos funcionando em segundo plano. Se muitos softwares estiveram ligados ao mesmo tempo, o processador vai ter que dividir sua capacidade entre várias tarefas. Esse processo torna, inevitavelmente, a navegação mais truncada. Por isso, recomenda-se que o usuário mantenha sempre fechados os aplicativos que não estão sendo usados.

7. Mantenha o sistema atualizado
Indica-se que o usuário mantenha o sistema operacional do smartphone atualizado. Isso porque a cada nova versão, muitos bugs e funcionalidades são corrigidos e aprimorados para otimizar a navegação. Vale lembrar que a atualização do sistema só deve ser feita se a versão for compatível com as configurações do celular. Caso contrário, o processo pode prejudicar o desempenho do aparelho.

8. Use o cartão de memória
Também é possível melhorar o desempenho de um smartphone usando o cartão de memória. Muitos modelos contam com uma entrada microSD, assim, o usuário pode salvar arquivos diretamente no cartão. O processo libera espaço na memória interna do aparelho, deixando o sistema mais leve e veloz.

9. Salvamento automático do WhatsApp
O WhatsApp pode ser um grande vilão na hora de encher a memória dos celulares. Isso acontece quando o usuário deixa o salvamento automático de arquivos ativado. Desta forma, todas as fotos, vídeos e áudios recebidos ficam salvos na memória do telefone. Desativar essa opção é uma boa pedida para quem quer deixar a memória interna livre e só salvar o que realmente importa.

10. Formate o aparelho

Se o usuário preferir, é possível restaurar o aparelho às configurações originais. O processo deixa a navegação mais rápida, já que o sistema está “do mesmo jeito que era quando foi tirado da caixa”. Entretanto, vale lembrar que a restauração irá deletar todos os apps, configurações e arquivos salvos no celular. Recomenda-se que tudo seja salvo antes de acionar o recurso.

Por | TecnologiaUOL

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Inverno 2024: Tendências de moda que vão bombar

Estamos começando mais um vídeo aqui no canal das Gatas Garotas e vamos com...

Haddad entrega regulamentação da tributária pessoalmente a Lira

Depois de atrasar o texto, Ministro da Fazenda foi à Câmara dos Deputados nesta...

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em SP, diz pesquisa Atlas

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) 24 de abril...

Obra na Avenida das Galáxias avança

O post Obra na Avenida das Galáxias avança apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira...

Mais para você