Itamaraju: Profissionais do programa NASF realizam visitas

O NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) é um programa criado pelo Ministério da Saúde, que visa apoiar a Atenção Básica, também atuará no município de Itamaraju, criando ainda políticas educativas para prevenir e até garantir uma melhor condição de vida à comunidade.

 itamaraju - in -nasf 2013-0812-0

O núcleo de Itamaraju, inicialmente será formado por 17 profissionais divididos em nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais.

A frente do programa Janaina de Macedo, que é coordenada pela Secretaria de saúde e Prefeitura Municipal de Itamaraju, que informou detalhes sobre o plano estudado para a implantação previa do programa.

Macedo relatou que visitas estão acontecendo nas unidades dos PSF’s, para identificar através de uma triagem, quadros de pacientes, necessidade dos atendimentos e uma projeção de ações para atender e até mesmo treinar medidas a serem seguidas pelas famílias.

itamaraju - in -nasf 2013-0812-1

A coordenadora disse ainda que o programa tem o objetivos de agir na prevenção, dando ainda apoio a pacientes nas salas de espera, oferecendo treinamento em ações cotidianas, como medidas na alimentação, para evitar o aumento de hipertensão, glicose, obesidade, sedentarismo , quadro depressivos e até mesmo ações para identificar possíveis quadros de pessoas possam passar por infartos.

A profissional da saúde mostrou muito entusiasmos ao falar sobre números que pretendem alcançar para garantir melhores condições de vida e até mesmo uma possível diminuição em casos de doenças que levam a morte por não possuírem um acompanhamento, como doenças do coração, depressão e o diabetes.

As visitas ocorrerão em todas as unidades da cidade, com ampliação posterior do programa para os distritos, treinamentos e ações sempre serão realizadas com base na demandas dos psf’s.

itamaraju - in -nasf 2013-0812-2

Desta forma as famílias serão orientadas a procurar os psf’s, para completarem o cadastro e assim informar se possui algum enfermo, treinamentos serão oferecidos para os cuidados dos pacientes e de acordo com o grau de suas debilitações os profissionais buscaram soluções e até mesmo realizarão acompanhamentos para o paciente.

Deixe seu comentário