InícioNúmero de eleitores idosos supera o de jovens no país

Número de eleitores idosos supera o de jovens no país

A quantidade de eleitores idosos supera os de jovens, de acordo com levantamento do demógrafo José Estáquio Ales, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, utilizando de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com ele, os idosos representam 18,6% do eleitorado, ou 27,3 milhões de votos. Já os jovens de 16 a 24 anos totalizam 22,4 milhões ou 15,3% dos aptos a votar em outubro. De acordo com informações do jornal O Globo, a diferença entre os dois – de 5 milhões de votos – é capaz de definir uma eleição. Em 2014, os dois grupos praticamente ficaram empatados em números de votos.

Naquele ano, jovens representaram 16%, enquanto eleitores com 60 anos ou mais somaram 17%. As novas proporções existem por conta da aceleração do envelhecimento da população. O professor estima que o Brasil será um país envelhecido oficialmente em 2031, quando o número total de idosos supere o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A previsão é de que um ano antes, o eleitorado com 60 anos ou mais já tenha dobrado em relação aos jovens de até 24 anos aptos a votar.

“Em 2014, a vantagem dos idosos era muito pequena. Um empate técnico, estatisticamente. Essa é a primeira eleição com um aumento consistente de eleitores idosos, em que são maioria evidente. E, como vivemos cada vez mais, esse não é um eleitor que vai embora. Os candidatos terão de trabalhar questões próprias dos idosos e conhecer a realidade deles se quiserem conquistar e manter esse voto na eleição seguinte”, afirmou José Estáquio Ales.

Fonte | Bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Com crise em hospitais no Rio, Ministério da Saúde demite diretor

Alexandre Telles foi substituído após reunião ministerial em que Lula cobrou de Nísia Trindade...

BBB 24: enquete aponta eliminação de sister após vacilo no Sincerão

O Sincerão da última segunda-feira (18/3) foi, mais uma vez, polêmico. A dinâmica no BBB...

Glicose desregulada afeta desempenho cognitivo de pessoas com diabetes

A diabetes tem impacto em diferentes partes do corpo humano, incluindo coração, artérias, olhos,...

TCU investiga isenção fiscal que Fufuca deu para CBF

Confederação pediu para não pagar impostos sobre importação de uniformes de juízes e recebeu...

Mais para você