InícioNunca antes Brasília foi tão negra, diz Valmir sobre marcha das mulheres

Nunca antes Brasília foi tão negra, diz Valmir sobre marcha das mulheres

A capital federal está ocupada por grupos de mulheres negras que participarão da grande marcha realizada nesta quarta-feira (18). Mulheres de todos os lugares do Brasil, de cidades, do campo, das favelas, dos quilombos, que lutam cotidianamente contra o racismo e contra o machismo e buscam a afirmação da sua identidade e a conquista de direitos.

O deputado federal do PT - Valmir Assunção - FOTO Agência Câmara

As informações foram destacadas pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), nesta terça-feira (17), ao defender a participação popular nos debates envolvendo a criação de políticas públicas no país. São esperadas 20 mil mulheres que levarão às ruas o lema ‘Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver’.

“Nunca antes Brasília foi tão negra. É um momento de reafirmação da contribuição econômica, política, cultural e social das mulheres negras que constroem diariamente o Brasil, além de exigir o fim do extermínio feminicídio que sofre a mulher negra e a efetivação de políticas públicas. E esta reivindicação não é para menos. O mapa da violência 2015 sobre homicídio de mulheres no Brasil traz dados assustadores para as mulheres, em especial a mulher negra”, aponta Valmir. Elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o estudo mostra que nos últimos 10 anos houve um aumento de 54% no número de homicídios de mulheres negras. Em 2003 havia o registro de 1.864, em 2013 foram 2.875 casos registrados.

Conforme Assunção, as mulheres negras são historicamente submetidas a relações de trabalho muito precárias e são as que mais trabalham e as que são menos remuneradas. O parlamentar destaca também projeto polêmico que tramita na Câmara Federal. “O PL 5069/2013, aprovado por parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça [CCJ], de autoria do presidente da Casa, Eduardo Cunha, atinge principalmente a mulher pobre, logo, na grande maioria das vezes, a mulher negra”. O projeto dificulta o atendimento às vítimas de estupro e foi apelidado de ‘PL do Aborto’. “Motivos não faltam para a ocupação das ruas em protesto. Somo-me a esta luta e sou dirigido por estas mulheres que lutam e sonham um mundo mais justo, solidário e não racista”, completa o petista.

Ascom do deputado Valmir Assunção

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lembra de Cynthia Benini, do SBT Brasil? Veja como ela está

Reprodução 1 de 1 Foto colorida de Cynthia - Metrópoles ...

Estátua de Daniel Alves será recolhida em Juazeiro, na Bahia, após condenação por estupro

A estátua de Daniel Alves, localizada no centro de Juazeiro, será recolhida pela prefeitura...

Habilidades Digitais Essenciais Para Todo Empreendedor

No mundo empresarial moderno, dominar habilidades digitais se tornou uma necessidade inegável. Com a...

Mais para você