InícioPORTO SEGURO | Aprovado projeto de lei que institui taxa para turistas

PORTO SEGURO | Aprovado projeto de lei que institui taxa para turistas

A Câmara Municipal de Porto Seguro, aprovou em sessão nesta quinta-feira (15), o projeto de lei que institui o pagamento da taxa de turismo na cidade. Segundo o texto do projeto “Taxa de Turismo Sustentável”, os turistas pagarão R$ 2 por dia. O pagamento deverá ser feito no hotel onde o visitante estiver hospedado.

O projeto contou com 14 votos a favor, um contra e duas abstenções. Se sancionada pela prefeita, Cláudia Oliveira a taxa passará a ser cobrada a partir de abril de 2017. O dinheiro vai ser depositado mensalmente no Fundo Municipal de Turismo, que é gerido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico, que decidirá o que será feito com o dinheiro arrecadado com a taxa.

A aprovação da taxa causou polêmica entre os empresários de Porto Seguro, que acreditam que a cobrança pode afastar os turistas. Atualmente, Porto Seguro recebe por ano cerca de 1,4 milhão de turistas.

Visitante pagará R$ 2 para cada dia que passar na cidade.

O que é uma Taxa de Turismo Sustentável?

É uma taxa cobrada por diária de cada quarto de hotéis, pousadas e condomínios utilizados pelos turistas, a qual está vinculada à uma contrapartida de serviços turísticos específicos para os visitantes.

No Brasil, um dos municípios que implantou recentemente a taxa foi Gramado. No mundo, destinos turísticos consolidados como Paris, Milão, Dubai, Ibiza, Roma, dentre outros, utilizam a taxa para gerar um melhor serviço aos turistas.

Quais os benefícios da Taxa de Turismo para Porto Seguro?

Para os turistas: garantia de melhores serviços turísticos durante a sua permanência.
Para os moradores e empresários: uma atividade turística mais sustentável com turistas mais satisfeitos.
Para o governo municipal: geração de recursos vinculados ao fluxo de turistas para ações de melhoria da oferta e da promoção turística.

Por que a taxa tem sido questionada em alguns locais?

Uma taxa deve estar vinculada claramente a serviços específicos e divisíveis para os seus usuários e essa tem sido uma questão não devidamente observada em algumas cidades.

No caso de Porto Seguro a Taxa de Turismo se justifica pelos seguintes motivos:

• O turista receberá serviços específicos como a Central de Atendimento ao Turista com suporte online pela internet, telefone e presencial, atendendo exclusivamente visitantes que necessitem de informações e orientações para uma melhor estadia no município.
• Serão desenvolvidos produtos e roteiros específicos para os turistas com base nos atrativos naturais, culturais e históricos;
• Ocorrerão investimentos em projetos de sustentabilidade, melhoria da infraestrutura turística, sinalização, inserção da comunidade no turismo, promoção, dentre outras iniciativas.

Por | Bahiadiaadia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Varginha Esporte clube, projeto inovador e de sucesso

O Varginha Esporte Clube iniciou a temporada 2024 com grandes novidades, sendo os novos...

Bolsonaro e Valdemar se revezam em evento para cumprir ordem de Moraes

Em evento do PL, presidente da sigla foi o 1º a discursar, mas saiu...

Gleisi diz que veto de Lula sobre 64 desmobilizou atos da esquerda

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann 27...

Recurso sobre foro privilegiado no STF pode recalibrar regra de 2018

Ministros do Supremo Tribunal Federal vão analisar mais um pedido de revisão da regra...

Mais para você