InícioPORTO SEGURO | Baleia Jubarte é encontrada morta na praia do...

PORTO SEGURO | Baleia Jubarte é encontrada morta na praia do Espelho

77 baleias já encalharam no litoral brasileiro este ano. Destes, 29 ocorreram na Bahia, sendo sete em praias de Porto Seguro, o último deles registrado na manhã desta segunda-feira (04), na Praia do Espelho. O levantamento está sendo realizado pelo Projeto Baleia Jubarte (PBJ), que há 20 anos promove a proteção e pesquisas da espécie.

As baleias jubarte costumam migrar para o litoral brasileiro em busca de águas mais quentes, no período de reprodução da espécie, a partir do mês de junho até outubro.

De acordo com o biólogo Eduardo Camargo, todos os anos são registrados encalhes, mas em 2017 já foram encontradas mais baleias encalhadas. “Ainda estamos fazendo os levantamentos, mas nos meses de julho e de agosto os números já foram maiores que nas temporadas anteriores. Se continuar assim teremos um recorde de encalhes”, destacou ele.
Os pesquisadores do projeto acreditam que as ocorrências possam estar ligadas ao fato do vento sul estar mais forte esse ano, fazendo com que os animais cheguem mais próximo ao litoral.

“Há uma população muito grande de baleias, portanto é natural que também ocorram mais mortes e o vento está trazendo estas carcaças para a praia esse ano. Mas estamos avaliando todas as situações e até o momento não identificamos nada que possa colocar em risco a população de baleias”, destacou Eduardo.

O senso aéreo realizado pelo PBJ em 2015 apontou uma população de 17 mil baleias. “Ano que vem faremos um novo levantamento, mas acredito que já sejam 20 mil baleias”, complementou o biólogo Enrico Marcovaldi, também do Projeto Baleia Jubarte.

Fonte | RADAR 64

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você