InícioPrado: Elegância e civismo marca o tradicional desfile 07 de Setembro

Prado: Elegância e civismo marca o tradicional desfile 07 de Setembro

Na última sexta-feira (07), 190 anos depois da declaração, civis e militares se reuniram para celebrar o dia da Independência do Brasil, todo ano o desfile de 7 de setembro em Prado tem um tema, este ano estudantes de escolas públicas e particulares trouxeram para as ruas um mergulho acerca de acontecimentos que marcaram a história do País “Brasil e seus caminhos”.

A Escola Dois de Julho abriu o desfile com o tema “O Brasil nasceu aqui”, tema este que traz um pouco da história do nosso estado e principalmente do Prado. A Escola Luiz Eduardo Magalhães, com o tema “O Brasil colonial”, inicio do povoamento do Brasil pelos portugueses e exploração do território brasileiro sendo visto como um investimento lucrativo para Portugal, a produção de açúcar, a exploração do pau Brasil e de pedras preciosas, as capitânias hereditárias e inicio das atividades jesuíticas, todos esses acontecimentos marcaram este período.

A Escola José Có trazendo “A chegada da Família Real” foi um momento marcado pela corte portuguesa vinda para o Brasil por não ter condições de resistir à invasão Francesa, tornando o Brasil à nova sede do império Português, contribuindo com novos costumes, padrões e comportamentos acesso a livros, contato com a arte dando os primeiros impulsos a cultura brasileira.

A importância do resgate cultural, amor à pátria fazendo uso da música como um meio que dá sentido a tudo isso a Banda da Escola Estadual Inácio Costa Filho e a Banda da Escola Otávio Mangabeira de Itamarajú.

A Escola Perolina Ramos Mascarenhas trouxe o tema “Proclamação da República”, período de derrubada da monarquia, período marcado pela abolição da escravatura, crise econômica, influência religiosa, guerras, resultando no inicio da República Brasileira.

O “Modernismo e a Era Vargas” foi o tema da Escola Municipal Anísio Teixeira, onde o modernismo do nosso Brasil foi marcado pela semana da arte moderna, contribuindo com a liberdade de estilo, num formato irreverente, rompendo com estruturas do passado, em meio a isso surge à acessão de Getulio Vargas e várias mudanças e medidas foram tomadas enquanto esteve no poder e ao mesmo tempo, que esse foi um período de modernização da nação brasileira também foi marcado como um período conturbado.

As turmas do 2° ao 5° ano lembraram-se da ditadura militar através do slogan “Ditadura nunca mais. Liberdade de expressão sempre!”.

A APAE de Prado desfilou com o tema “Diretas Já” que foi um movimento que reivindicou as eleições presidenciais e “Os Caras Pintadas” que foi um movimento estudantil que tinham como objetivo o impedimento do Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada ao posto, mudando a história brasileira.

A Escola Municipal José Porcino finaliza o desfile com o tema “Do operário presidente a primeira mulher na presidência”.

Outros programas do município que beneficia muitos jovens estiveram participando do desfile, como: TOPA (Programa Todos pela Educação), Programa da secretaria de turismo e esporte Segundo Tempo, PROJOVEM (Programa de Inclusão de Jovens e Adolescentes), G.T.A.C grupo de teatro e Flauta doce contemplando a linguagem artística.

Esteve presente no desfile; Irailton Gonçalves (vice- prefeito), Eliete Amaral ( Secretária de ação social), Patrícia Carvalho (secretária do meio ambiente), Maria de Lourdes (secretária de administração), Eron Amaral (secretário de saúde), Luiz Ramos (secretário de obras), Nilson José Pereira( secretário de agricultura), Ronaldo Novaes (secretário de educação), Poliana Correia (secretária de turismo), Walace Carvalho (promotor), Rogério Barbosa(juiz), comandante Humberto e o Major Gilson Paixão.

Por / Monica Dallapicola

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Projetos estão “no jeito” para aprovação, diz Haddad sobre tributária

Textos que regulamentam as mudanças no sistema tributário devem ser entregues formalmente até às...

Alckmin dá razão a Lula sobre cobrança de agilidade e publica meme como papa-léguas

Foto: Reprodução/Redes sociais Geraldo Alckmin publica montagem...

Usuários do CER IV se preparam para receber órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou na...

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar doença. Leia!

Linn da Quebrada revelou, nesta terça-feira (23/4), que dará uma pausa na carreira. Em...

Mais para você