InícioPrado: Fortes chuvas deixa município em estado de calamidade

Prado: Fortes chuvas deixa município em estado de calamidade

Passado o período mais crítico das fortes chuvas que castigaram o município, entre sexta e terça-feira, dias 16 e 20, respectivamente, a população do Prado contabiliza os estragos deixados pela força da natureza.

No primeiro dia de chuva não se registrou uma tragédia, por força do destino. O telhado da quadra poliesportiva de Cumuruxatiba despencou. Minutos antes crianças brincavam no local.

  alagamento_estrada_corumbau_1

O alto índice pluviométrico – quantidade de chuva no período – acompanhado de fortes ventanias, fez romper várias barragens, inundando estradas e pontes em várias partes do município.

No início da manhã desta terça-feira, o acesso ao distrito de Cumuruxatiba, um dos mais castigados, ficou interrompido após forte vazão de água do Rio Campinho sobre o aterro, instalado próximo ao Assentamento 1º de Abril. Uma erosão se formou na cabeça da ponte, na praia do Tororão, dificultando o acesso à Cumuruxatiba, pela estrada litorânea. Outro ponto crítico foi registrado na ponte do Japara, que ficou submersa pela água.

Veículos, caminhões, ambulâncias e ônibus de transporte intermunicipal ficaram impedidos de transitar pelo município. Informações de moradores do distrito de São Francisco e de Corumbau dão conta de que os ônibus de transporte escolar também não circularam.

erosao_em_ponte_do_tororao

Sem condições de transportar sua produção e com seus filhos sem poder ir à escola ou até sem possibilidade de socorro de ambulâncias, muitos produtores rurais, comunidades indígenas e trabalhadores de assentamentos estão isolados. Apenas veículos traçados conseguiram romper os muitos obstáculos deixados pela chuva.

Em Corumbau a força das chuvas fez o telhado da Escola Municipal Coronel José Ramos despencar, minutos depois de crianças saírem da sala de aula, na tarde desta segunda-feira, dia 19.

Assim como na zona rural, foram registrados vários pontos de alagamentos, nos vários bairros da cidade. Moradores estão preocupados com o alto risco de contaminação, expondo a população à inúmeras doenças. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Benedita Lima de Castro ficou alagada.

estrada_cumuruxatiba_2

Pela rede social, a moradora de Cumuruxatiba, Lene Deen, comentou que “mais uma vez estamos ilhados, até quando, só Deus sabe, já que não temos respostas dos nossos governantes, agora temos que rezar para não precisarmos de socorro medico”, desabafou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para os próximos dias ainda há probabilidade de chuva. Na quarta-feira, dia 21, as chances de continuar à chover são de 90%, com muita chuva. Na quinta-feira, dia 22, pode chover a qualquer hora do dia. Na sexta-feira e no sábado, dias 23 e 24, respectivamente, o sol deve aparecer. Apenas no domingo, dia 25, volta a ficar Instável, com nebulosidade variável e chuva a qualquer hora do dia.

telhado_de_escola_em_corumbau_despenca

Com os vários registros de danos ocorridos em todo o município uma das possibilidades é que a administração municipal decrete situação de emergência e declare as medidas emergenciais para socorro à população. Até esta terça-feira, dia 20, a Prefeita Mayra Brito ainda não havia se manifestado ou decretado emergência no município do Prado.

Por | Primeiro Jornal

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes autoriza nova investigação da PF sobre vacina de Bolsonaro

PGR pediu aprofundamento no caso antes de apresentar denúncia contra Bolsonaro e outras 16...

Vídeo: nua, Leticia Spiller comemora dia de São Jorge na natureza

Instagram/Reprodução 1 de 1 Leticia Spiller posa olhando para a câmera e com os...

Câmara aprova reformulação do Perse com limitação de R$ 15 bi

Vinícius Schmidt/Metrópoles 1 de 1 imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados -...

Mais para você