[Prado] Produtor de leite destaca a agricultura familiar na prosperidade dos negócios

arte monte pescoço pec-008

Continuando com a série que aborda pequenas propriedades rurais com grandes produções, visitamos uma família na Fazenda Monte Alegre, localizada as margens da BA-489, no distrito da Pontinha, pertencente ao município de Prado, cerca de 25 quilômetros de Itamaraju.

A família Oliva, que décadas atrás somava uma área superior a 200 alqueirões, atualmente divide entre pai e dois filhos, 3 alqueires, sendo um destes filhos o produtor Jackson de Oliva Coelho, que partilha do programa balde cheio, na agricultura familiar.

arte monte pescoço pec-016

A área utilizada pelo produtor soma 6 hectares que garante espaço para 17 vacas leiteiras e 7 bezerros. O gado escolhido pelo produtor chega a produzir 30 litros por cria. Tudo isso seguindo rigorosamente critérios e alimentados por um pasto em rodízio.

No pasto foram plantados três variedades de capim e braquiária certificadas e vistoriadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Sendo elas MG5, Mombaça e Zuri.

arte monte pescoço pec-020

A pequena área é subdivida em 56 piquetes, que é rotacional num período de 28 dias. Todo o leite é retirado por uma pequena ordenha mecânica, onde o produto que soma 297 litros dias é guardado em recipientes e refrigerados seguindo critérios rigorosos da vigilância sanitária.

Investimentos e melhorias são realizados na propriedade de forma assistida pelo programa. Onde sua adesão a esse formato de produção soma apenas 30 meses. Mas a qualidade da produção serve de exemplo em palestras e seminários do seguimento agropecuário.

[tribulant_slideshow gallery_id=”9″]

Durante nossa visita uma nova cria (bezerra) chegou a ser assistida, com o parto de uma das vacas leiteiras. A natureza em sua sabedoria permitiu a soma de um novo animal que aumentará a produção.

Comemorando, Jackson relatou que cada cria fêmea adulta chega a ser comercializado no mercado agropecuário, pelo valor de 6 mil reais. No entanto com 6 meses é comercializada até por 2 mil reais.

arte monte pescoço pec-015

Satisfeito com os frutos e exemplo adotado pela família, incentiva novos proprietários rurais a buscar uma forma de ganhar dinheiro levando produtos saudáveis e com a força do homem do campo.

Transportando diariamente a esperança de cada produtor, através da abundância desta terra, está a Empresa Monte Pescoço Transporte. Que acima de tudo enfrenta a adversidade das estradas e clima, para escoar a produção agrícola e pecuária, que garante riquezas e prosperidade.

Oferecimento | Monte Pescoço Transportes