Chame Táxi Uirislan

PRF e Polícia Civil prendem idoso e recuperam veículo clonado

Este ano a PRF na Bahia já recuperou mais de 400 veículos furtados, roubados ou adulterados. Os números positivos são reflexo do emprego de tecnologia e do investimento em capacitação profissional com foco no combate às fraudes veiculares.

Na manhã de hoje (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em atividade conjunta com a Polícia Civil recuperaram um veículo modelo VW/Gol, roubado no ano de 2014. A ação foi registrada por volta das 09h30, no bairro Lot. Batias II, em Vitória da Conquista (BA).

A ação iniciou após denúncia de possível ‘clonagem’ de um Gol que circulava na região sudoeste da Bahia, visto que o informante estava recebendo multa de local que não trafegava. A fim de averiguar a situação, os PRFs e os policiais civis se dirigiram a residência localizada no loteamento Batias e após autorização do proprietário, um idoso de 63 anos, fiscalizaram o veículo.

Com técnicas de identificação veicular, os policiais perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.

Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de um automóvel roubado em julho/2013, na cidade de Itabuna (BA).

Para não levantar suspeitas, a placa original foi trocada por outra “clonada” de uma moto com características semelhantes. Questionado o homem informou ter adquirido o veículo no estado das Minas Gerais.

Orientação e dicas da PRF na compra de veículo usado

Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.

Sistema SINAL

Com o sistema SINAL, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em seqüestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF. Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Por | PRF

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!