InícioITAMARAJU | Projeto PAT Mandiocultura, inicia o plantio em área de pesquisa...

ITAMARAJU | Projeto PAT Mandiocultura, inicia o plantio em área de pesquisa com parceria da Sec. agricultura

 

Plantar mandioca poderá garantir segurança financeira ao pequeno produtor, com incremento de sua renda.

É o que mostram resultados de uma pesquisa realizada pela EMBRAPA. Mas fomentar a ampliação de uma cultura com inserção de novas tecnologias, desbravando um futuro mercado, poderá modificar o formato da economia regional.

Na região de Itamaraju, os produtores parceiros do PAT Mandiocultura, que é Plano de Ação Territorial e abrange o Território do Extremo Sul. Com a implantação de 05 unidades demonstrativas de mandioca e aipim em cada município. Iniciou o plantio das primeiras áreas, sob a supervisão da equipe da secretaria de agricultura e meio ambiente. Que também prestaram aos parceiros apoio com fornecimentos de técnicas e aragem do solo, destinada a cultura.

O projeto visa ampliar a produtividade, qualidade da matéria prima e utilização do produto em novas aplicações comerciais. Tudo isso com pesquisas acompanhadas da EMBRAPA.

A pesquisa mostrará a evolução e ganhos, além de diversificar a produção, melhora o uso da terra pela agricultura familiar.

Equipes de agrônomos periodicamente farão visitas às áreas que compreende o projeto da PAT Mandiocultura. Mas os produtores já estão animados com as possibilidade e ganho com os novos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Atualmente as áreas cultivadas eram de pequena extensão e atendiam basicamente ao consumo familiar, além de servir para a suplementação da alimentação de bovinos de corte e de leite. Porém o mercado é muito promissor, onde buscará atender outros seguimentos da própria indústria. Relatou o secretário Ivan Favarato.

O município e parceiros vêm buscando através de novas técnicas desenvolver a economia da região, o projeto que beneficia essa cultura, ganhou força com a iniciativa do Banco do Nordeste, que fomenta investimentos a produtores e diversos seguimentos da economia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula homologa demarcação de terras indígenas na Bahia e no Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na noite desta quinta (18) decretos...

Onde encontrar calhas de zinco com preço acessível?

Você está em busca de calhas de zinco com preço acessível para o seu...

STF valida repasse de dados sem autorização em casos de tráfico humano

Corte determina a constitucionalidade da lei que permite a requisição dos dados a autoridades...

Mais para você