InícioPronatec forma 350 novos técnicos em Porto Seguro

Pronatec forma 350 novos técnicos em Porto Seguro

A cerimônia de formatura marcou a abertura do mercado de trabalho para 350 alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e ao Emprego (Pronatec) em Porto Seguro, no sul da Bahia, na noite desta quinta-feira (7). A solenidade, realizada no Centro de Convenções, teve as presenças do governador Rui Costa, da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, além de familiares e convidados.
17224894540_47b416020c_z
Durante o evento, o governador anunciou o reforço na parceria com a criação de dois novos programas estaduais que serão lançados em breve: o Primeiro Estágio e o Primeiro Emprego. “Ano passado, foram 740 formandos. E hoje mais 350 receberam o certificado aqui em Porto Seguro. Temos que continuar garantindo oportunidades a esses jovens que se dedicam para entrar no mercado de trabalho”, disse Rui Costa. “A ideia é continuar esse trabalho, ajudando esse pessoal não só a se inserir no mercado, como a se tornarem empreendedores individuais”, completou a ministra.
17226250199_4233d8349d_z
Os jovens foram qualificados para atuar em áreas como turismo, serviços administrativos, informática e projetos sociais. Os cursos em Porto Seguro oferecem vagas para recepcionista em meios de hospedagem, auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, operador de computador, recepcionista, administrador de banco de dados, inglês básico, almoxarife e agente de projetos sociais.
 
Qualificação
 
Graças ao curso de operadora de caixa, Joice Borges, 18 anos, ganhou a qualificação que faltava para conseguir o primeiro emprego. “Faz toda a diferença ter uma formação para estar mais preparada para o mercado de trabalho”. Para Sara Luz, 28, a capacitação já resultou em promoção de atendente de balcão para operadora de computador em um supermercado, com direito a carteira de trabalho assinada em pleno palco da formatura: “Eu jamais teria essa oportunidade sem o curso e agora vou continuar buscando algo melhor. Minha meta é fazer o curso de auxiliar administrativa”. 
 
Parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os cursos integram o Plano Brasil Sem Miséria, que coordena a oferta de vagas de qualificação profissional através do Pronatec. A Bahia alcança a marca de 125.813 matrículas, em 156 municípios, com 297 tipos de cursos. Salvador ocupa o 1º lugar entre as capitais brasileiras com o maior número de matrículas realizadas – cerca de 26 mil.
 
Inclusão Produtiva
 
Antes da formatura, Rui Costa visitou as instalações da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB) e, em mais uma ação de geração de emprego e renda, participou da inauguração do Centro Público Municipal de Inclusão Produtiva – Casa do Trabalhador de Porto Seguro. Localizado no bairro Baianão, o serviço de intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional estimula o aumento da produção no campo, gerando ocupação e renda e fortalecendo a agricultura familiar na região.
17409404782_b15d3248e2_z
O centro também funciona como uma incubadora que fomenta e potencializa empreendimentos de Economia Solidária nas áreas de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), artesanato, reciclagem de resíduos sólidos e orgânico, e produção têxtil.
Por | Ascom
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil e França assinam acordos em meio ambiente e energia

Os presidentes Lula e Macron ratificaram alguns dos acordos durante a visita oficial do...

PL discute lançar Nikolas candidato ao governo de Minas em 2026

Lideranças do PL têm estimulado, nos bastidores, a candidatura do deputado federal Nikolas Ferreira...

PF faz operação em Osasco em busca de suspeito por criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (28) a operação batizada de Inverídico,...

Mais para você